A diferença entre bairro e distrito reside no formato administrativo. Bairro é uma unidade meramente geográfica. Distrito é uma unidade administrativa, tem estrutura político-administrativa.
Os motivos que levaram à proposta para transformar o bairro Vila Nova em distrito foram a necessidade de valorizar a região, que hoje conta com mais de 26 mil habitantes, e a abertura de oportunidade de investimentos externos no lugar.
Se o Vila Nova fosse uma cidade, figuraria pelo menos entre as 60 maiores de Santa Catarina, tanto em população como pelo Produto Interno Bruto.
Não é a intenção do proponente emancipar o bairro e leva-lo à condição de cidade, mas sim de que a comunidade seja reconhecida e seja atendida de forma eficaz pelos serviços públicos.
Com a mudança para distrito, abrem-se algumas possibilidades administrativas, como o requerimento para a instalação de um cartório (bairros também podem requerer, mas o status de distrito melhora as chances de sucesso no pedido); e a possibilidade de obtenção de recursos externos para melhorar a infraestrutura de ruas e obras públicas.
O processo para transformar o bairro Vila Nova em distrito já iniciou, com a proposta de discussão na Câmara de Vereadores, onde foram convidados representantes da Prefeitura e das Associações de Moradores do bairro.
Otima iiniciativa. Este local e moradores necessitam desta reforma. Par
ResponderExcluirabens, vereador Adilson.
Sou a Favor da Proposta Se a Prefeitura não esta dando conta de suprir o Bairro com suas necessidades. E vai Facilitar o Desenvolvimento e a Vida da População do Bairro Eu Concordo com a Mudança.
ResponderExcluirSim. ...com certeza Pirabeiraba ja está sendo à bastante tempo em Distrito. ......e porque Vila Nova ficou no esquecimento?
ResponderExcluirE uma ótima. ..vila.nova merece. ....
ResponderExcluirMorei 33 anos no bairro vila nova. Já se passaram vários vereadores. Mas nenhum pensou em en Novartis o bairro....Parabéns Adilson girardi. ...E com esse pensamento que você vai da certo. ..
ResponderExcluir