segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Produtores orgânicos discutem políticas públicas para o setor

A produção de alimentos orgânicos em Joinville foi debatida na reunião da Comissão de Economia desta segunda (27). Entre os produtores rurais estavam membros da Associação de Produtores Orgânicos Rio Cristina e do núcleo Cubatão Rio Piraí. 

A discussão foi sugerida pelo vereador Adilson Girardi, presidente da Comissão de Economia e Agricultura da Câmara. "A proposta é ouvir as necessidades dos produtores de alimentos orgânicos e na medida do possível poder atendê-los através políticas públicas a serem implementadas pelo poder público", disse Girardi. 

Os produtores defendem que a agricultura orgânica incentiva a preservação ambiental e a sustentabilidade. Eles afirmam também que estão faltando produtores para atender a demanda e que este é um mercado em expansão.

Representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) participaram do encontro no intuito de contribuir com os produtos de orgânicos. Eles dizem que enfrentam dificuldades desde o fechamento da Fundação 25 de Julho, transformada em secretaria em 2017. Depois a secretaria foi fundida com a secretaria de Meio Ambiente, dando origem ao organismo atual, que concentra, entre outras coisas, quase todo o processo de fiscalização do município.

Entre as consequências do fim da 25 de Julho, os produtores citam o fim da patrulha mecanizada (uso de equipamentos como tratores) que era oferecida pela Prefeitura e o fim da compra de produtos fitoterápicos que eram produzidos na cidade e utilizados na saúde pública municipal.

Fonte: CVJ. Foto: Nilson Bastian

Nenhum comentário: