quarta-feira, 4 de julho de 2018

Pavimentação com lajotas alcança 40 ruas em 18 meses no Vila Nova

A pavimentação com lajotas já alcançou um total de 40 ruas de janeiro de 2017 a julho de 2018 no Vila Nova. As obras ocorrem em parceria entre a Prefeitura e os moradores. Outras 15 ruas do bairro estão em fase de execução, devendo fechar o ano de 2018 com 55 vias pavimentadas. 

Na parceria, os moradores pagam as lajotas, meio fio, areia e mão de obra. À Prefeitura, por intermédio da Subprefeitura Oeste, cabe a execução da drenagem, reforço da base e subbase, corte e alinhamento da via e preparação das esperas de boca de lobo. 

Segundo o secretário da Subprefeitura Oeste, João Tadeu Moreira, a intenção é de pavimentar pelo menos 25 ruas por ano. "É a capacidade que temos atualmente para fazer a infraestrutura necessária", comenta. 

Para Tadeu, o modelo de pavimentação comunitária traz benefícios para todos os envolvidos. "O morador ganha porque não terá mais lama e poeira na rua; o empreiteiro ganha e gera mais empregos e a Prefeitura ganha porque vai economizar horas de patrola e material, que poderão ser destinados para outras vias, como as estradas rurais, por exemplo", cita. 

Além da pavimentação comunitária, os moradores também aguardam por obras com participaçao exclusiva da Prefeitura. Entre elas, as ruas Hermínia Penski e Guilherme Zilmann, que já tiveram o processo de licitação concluído e aguardam pela execução do pavimento. 

Outras ruas que serão contempladas com pavimentação asfáltica serão a Catharina Baumer e Eugênio Gudin, que servem linhas de ônibus e estão mapeadas para receber obras. Os recursos devem sair do financiamento formalizado entre Prefeitura e Banco do Brasil, que deve contemplar o recapeamento de outras vias do bairro.

A Subprefeitura também pretende firmar parcerias para a pavimentação das ruas que fazem a ligação da XV com o binário, como a Marcos João Serafim, Francisco Moser, Carlos Victor Hardt e professor Theodoro Boing. 

A principal via do bairro, a rua XV de Novembro, aguarda recursos do governo do Estado para a revitalização. O trecho compreende a saída do binário até o cruzamento com a Rodovia do Arroz. 

Fotos: Adilson Girardi, Jacson Savadil  Fernando Constantino.

Nenhum comentário: