quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Prefeitura formaliza financiamento de R$ 61 milhões para pavimentação

Investimento em pavimentação

Uma boa notícia neste fim de ano. O governo municipal anunciou nesta semana a obtenção de financiamento com o Banco do Brasil para pavimentação e recapeamento de ruas. Serão R$ 61 milhões para obras em 2018 e 2019. A expectativa da Prefeitura é assinar o contrato com o Banco até metade do ano e a partir daí iniciar os processos de licitação para as obras. O programa prevê recapeamentos e pavimentação com asfalto e lajotas. Nos primeiros meses do ano já devem ser definidas as ruas que serão beneficiadas. O programa de pavimentação comunitária com lajotas também prossegue em janeiro, com a participação da subprefeitura (drenagem e preparação da via) e dos moradores, que pagam as lajotas e a mão de obra. 

Recorde em 2017

Com a nova metodologia de trabalho implantada pela Subprefeitura do Vila Nova, neste ano foram batidos todos recordes de ruas pavimentadas no bairro. Entre obras com asfalto e lajotas, foram beneficiadas 25 ruas. A previsão do secretário João Tadeu Moreira é alcançar pelo menos o mesmo número em 2018. A intenção é ampliar a cobertura na área urbana para poder destinar material e maquinários para a região rural. 

Reformas

As Unidades Básicas de Saúde do Anaburgo e da Rodovia do Arroz, na região rural, entraram em período de reformas neste final de ano. A previsão para entrega das unidades é no final do mês de janeiro. Nesse período os pacientes do Anaburgo são atendidos na Unidade Vila Nova sede, na rua XV de Novembro. Já para as pessoas da região rural o atendimento passou para a Unidade do Morro do Meio. 

Unidade Vila Nova I

Uma obra que se arrasta desde 2012, a Unidade de Saúde Vila Nova 1, na rua Arthur Hille, deve ser entregue no final de fevereiro. Com a conclusão desta obra dobra a quantidade de atendimento para o bairro. A expectativa dos moradores é grande, em função das dificuldades de se conseguir consultas hoje no bairro. 

Bernardo Tank

A entrega da reforma e ampliação da Escola Bernardo Tank, que teve mais 9 salas de aula, proporcionou para a unidade escolar o dobro das vagas que existiam antes da obra. A ação foi também uma vitória da Associação de Moradores do Alto da Rua XV, que desde o ano de 2008 cobrava a ampliação com oferta de aulas até o 9º ano. 

CEI Nova Vila

As obras do Centro de Educação Nova Vila (nome provisório) estão praticamente concluídas. Segundo o secretário Roque Mattei, da Educação, para o prédio funcionar falta fazer a obra de contenção do barranco nos fundos da unidade. A terraplanagem está em fase de licitação e deve ocorrer no primeiro semestre de 2018. A previsão de entrega do novo CEI é para a metade do ano que vem.

Sinalização turística 

Empreendedores do turismo rural do bairro Vila Nova cobram mais agilidade da Prefeitura para a implantação da sinalização turística na região. Recentemente, uma das propriedades reclamou que ônibus vindo de outra cidade do Estado se perdeu no trajeto por causa da falta de sinalização eficiente nas estradas rurais. “É prejuízo para a propriedade rural, mas a cidade também perde”, comentou. 

Identidade

Na audiência pública sobre segurança realizada pela Câmara de Vereadores de Joinville na Escola Valentim João da Rocha, dia 4 de dezembro, o vereador Adilson Girardi reivindicou a confecção de carteiras de identidade na delegacia de Polícia Civil localizada na rua Bento Torquato da Rocha. Além disso, Girardi também requereu a entrega de documentos de veículos na delegacia. A delegada regional Tânia Harada gostou das sugestões e se comprometeu em agilizar os procedimentos. 

Borrachudo

Em recente audiência na Prefeitura, o vereador Adilson Girardi cobrou agilidade da Prefeitura na conclusão do processo para aquisição do BTI, para controle do borrachudo na região rural do bairro Vila Nova, Morro do Meio e do Distrito de Pirabeiraba. A resposta do secretário da Sema foi de que a aquisição já estava definida e que a aplicação do veneno ocorre nos próximos dias. 

Modelo de feira

O presidente do Conselho das Associações do Vila Nova - Cavin, Júlio Savadil, agendou visita com outras lideranças do bairro para conhecer modelos de feiras de artesanato em cidades vizinhas, como Jaraguá do Sul, Blumenau e São Bento do Sul. A ideia é trazer modelos para aperfeiçoar a feira que já ocorre no Vila Nova uma vez por mês, ao lado do terminal de ônibus.

Nenhum comentário: