sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Igreja Luterana promove Exposição Educativa no Vila Nova

A Igreja Luterana, Paróquia Bom Jesus, promove exposição educativa que começa neste sábado e se estende durante a semana, encerrando no outro sábado, dia 21, no bairro Vila Nova. O evento é realizado em comemoração aos 500 anos da reforma de Lutero. O aniversário ocorre dia 31 de outubro, data que que Lutero afixou no mural as 95 teses que deram origem à reforma protestante.

No galpão da igreja, Jorge e Sônia Dieterich organizam com todo capricho uma amostra sobre a vida de Martinho Lutero, com maquetes, histórias e fotos. No contexto da história, o casal trouxe uma exposição de bonecas de todos os tempos, carrinhos e brinquedos, que, de forma educativa, retratam o cotidiano e alguns costumes da Alemanha.

Em função da atividade pastoral, Jorge realizou intercâmbio na Alemanha, onde residiu com a esposa Sônia durante 9 anos na cidade de Neustadt Bei Coburg. A cidade era considerada a capital das bonecas da Baviera e todos os anos ocorre o Festival Internacional de Bonecas.

“Toda essa movimentação e o clima da exposição me contagiaram e comecei a colecionar as bonecas”, disse Sônia, que neste fim de semana apresenta mais de 150 peças de seu acervo que preserva há pelo menos 15 anos. 

A exposição inicia neste sábado, após o culto das 19h30 e se estende durante toda a semana, nos horários das 9 às 12 e 14 às 20 horas. O ingresso custa R$ 2,00 por pessoa e crianças até 3 anos não pagam. 

A Comunidade Vila Nova fica na rua XV de Novembro, 8.620, próximo à entrada da Sociedade Palmeiras. 

As teses de Lutero

Teses eram os “pontos a serem debatidos” em uma plenária de doutores (disputa e ato público) e Lutero tornou públicas as suas Teses – 95 pontos em que discordava da teologia católica – principalmente as controversas vendas de perdão ou indulgências, além das práticas e doutrinas somadas à corrupção de determinados setores do clero, vistas como ameaças à credibilidade da fé e da Igreja.

Entre 1517 e 1521, Lutero participou de muitas disputas teológicas quando metade de suas teses foi refutada pelos doutos do papa. Tornando suas teses públicas, Lutero esperava receber o apoio do papa. Mas, recebeu agentes do Papa Leão X (1475-1521) com uma carta de excomunhão (bula papal) redigida contra ele (em 21/01/1521). 

Os professores e estudantes de Wittemberg refutaram esta excomunhão e queimaram a carta do Papa em praça pública. Depois disso, as ideias luteranas se difundiram pela Alemanha, consolidando uma atmosfera de cisma religioso na Europa.

Para saber mais clique AQUI.

Nenhum comentário: