sábado, 21 de outubro de 2017

Circulando na Vila com informações gerais do Vila Nova

Pavimentação 2017

Em recente reunião com o prefeito Udo Döhler, o vereador Adilson Girardi, o secretário da Subprefeitura Oeste, presidentes do CAVIN e de Associações de Moradores apresentaram o um raio-x da pavimentação comunitária no Vila Nova. Segundo o relatório, de janeiro a setembro foram pavimentadas 14 ruas. Ordens de serviço já foram assinadas para outras três, cujas obras iniciam ainda em outubro. No total, o ano de 2017 deve fechar com aproximadamente 6 km de pavimentação comunitária. O resultado supera a soma do que já foi feito nos últimos 12 anos no bairro. No modelo atual, o morador participa pagando material e mão de obra e a Prefeitura executa a drenagem, esperas de boca de lobo e preparo da cancha. 

Pavimentação 2018

Na mesma reunião foi apresentado o planejamento para pavimentação em 2018 no Vila Nova. O mapa apresenta ruas onde já existe adesão de 100% (20 ruas), outras vias que dependem de ação da Prefeitura, sem possibilidade de adesão (ruas que servem linhas de ônibus) e ruas que já foram licitadas para receber as obras. O planejamento considera a possibilidade de aplicação de recursos do BID para pavimento de algumas vias. A meta da Subprefeitura para o próximo ano é de alcançar mais 10 km de ruas pavimentadas. No encontro, o vereador solicitou ao prefeito ajuda da Prefeitura com mais equipamentos e equipes de mão de obra. 

Rua XV, Paulo Schneider e Suíços

Três cobranças foram feitas pelos presidentes de associação ao prefeito. A revitalização da rua XV de Novembro, o recapeamento da rua Paulo Schneider e a pavimentação da rua dos Suíços, na ligação entre o Vila Nova e o Costa e Silva. A rua XV, segundo o prefeito, está em quarto lugar de uma lista de 19 itens de cobrança ao governo do Estado. A obra tem chance de ocorrer em 2018. O recape da Paulo Schneider tem prazo de execução até dezembro de 2017. Já a rua dos Suíços depende de recursos externos, uma vez que não há condições de fazer por adesão. 

Educação

As obras na área da educação seguem em sua maioria para conclusão. Na Escola Bernardo Tank a previsão é inaugurar a reforma e ampliação ainda neste ano. Na Escola Valentim João da Rocha a direção já se prepara para entregar a reforma para a comunidade. O Centro de Educação Infantil do Nova Vila está em fase final de construção. O impasse continua sendo as obras de contenção do barranco nos fundos do CEI. Nova licitação foi feita para resolver o problema. 

Saúde

Já a Unidade Básica de Saúde da Família está com prazo de entrega definido pela Secretaria da Saúde. O prédio deve ficar pronto em fevereiro de 2018. Com a inauguração deste novo espaço a oferta de serviços de saúde no bairro deve melhorar. Hoje o Vila Nova conta com apenas uma Unidade de Saúde na área urbana e outros dois postos menores, um na região do Anaburgo e outro na zona rural, na Rodovia do Arroz. 

Macoppi

Referência no norte de Santa Catarina na produção de sementes de arroz, a Indústria Macoppi também já foi destaque nacional pela inovação na criação de marrecos nas arrozeiras. Em recente conversa com o proprietário, Ordival Macoppi, estudantes da Univille ouviram durante quase duas horas interessantes histórias da vida no campo. “Hoje graças a Deus podemos dar uma boa condição para nossos filhos, mas foi à custa de muito trabalho e sacrifício”, comentou Macoppi. 

Tradição

Um sucesso a realização da Festa da Polenta 2017. A coordenadora Nadir Zermiani conseguiu resgatar os costumes da tradição italiana ao trazer para a animação da festa corais que cantaram no dialeto italiano. Além da boa música, o cardápio à base da polenta, galinha caipira, queijo, fortaia, macarrão, entre outros ingredientes que agradaram ao público presente. Os organizadores conseguiram trazer qualidade e manter a quantidade de público. Parabéns!

Sem remuneração

O vereador Adilson Girardi solicitou à Câmara de Vereadores 31 dias de licença para tratar de assunto particular em outubro. Com a saída, abriu espaço para o suplente Marlon Sagaz, do Solidariedade, assumir a cadeira por um mês. Durante o período de licença sem remuneração, Adilson retoma seu trabalho na Secretaria de Comunicação da Prefeitura, onde é jornalista concursado. O rodízio faz parte de acordo partidário.

Novo presidente

O Conselho das Associações do Vila Nova – CAVIN, conta com nova diretoria. Com as eleições realizadas no final de setembro, a nova diretoria foi eleita com posse marcada para dia 17 de outubro, no Sesc Comunidade. O novo presidente para os próximos dois anos é Júlio Savadil, que representa a Associação de Moradores Amigos do Irineu. O ex-presidente Elpídio Zimmermann passa a ser o vice-presidente. Sucesso à nova diretoria!

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia,a respeito das pavimentações, minha rua recebeu, e infelizmente começaram a realizar uma obra, que está abandonada desde o feriado de 7 de setembro, rua Harold Carlos miers , oque podemos fazer pra ter nossa rua em boas condições novamente?