quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Epagri promove seminário nesta sexta para capacitar bananicultores do Norte do Estado

A Epagri promove nesta sexta-feira, 22, em Massaranduba o V Seminário Regional da Bananicultura. O evento integra a 8ª Festa da Banana e busca capacitar técnicos e produtores nessa importante cadeia produtiva da região.

O seminário conta com duas etapas. Na parte da manhã, a partir das 9h, acontece o ciclo de palestras, no salão de festa da igreja São João Bosco, na comunidade Ribeirão da Lagoa. 

Às 9h45min inicia a primeira palestra. O engenheiro-agrônomo e pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Rafael Cantu, fala sobre como manter e melhorar a qualidade dos solos dos bananais. Em seguida a diretora administrativa da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco) aborda a organização e sustentabilidade econômica da bananicultura do Norte catarinense. A programação da manhã encerra com o lançamento do boletim técnico da Epagri: Banana – Recomendações técnicas para o cultivo no Litoral Norte de Santa Catarina.

A parte da tarde será marcada por atividades práticas que vão acontecer na propriedade do agricultor Célio Jaroczinski. A partir das 13h30min Cantu e a engenheira-agrônoma e extensionista rural da Epagri em Massaranduba, Maria Luiza Tomazi Pereira, demonstram áreas com práticas de manejo e conservação do solo em bananais.

Em seguida Ricardo J.Z. Negreiros, gerente regional da Epagri em Itajaí, demonstra áreas com renovação de bananais. A programação encerra com uma demonstração técnica de pulverizador eletrostático, promovida pela empresa Bell.

Produção

A banana é a segunda fruta mais consumida no mundo. Santa Catarina figura entre os quatro maiores produtores do Brasil. Em 2016 a bananicultura catarinense contava com 3.678 bananicultores presentes em 74 municípios, representando 48,5% da produção da fruticultura catarinense e 30,1% do VBP estadual frutícola.

De acordo com a Síntese Anual da Agricultura Catarinense 2015-2016, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), em 2015 a banana-caturra representava 86,7% e a banana-prata 13,3% do total da produção do Estado. Naquele ano Massaranduba figurou como o terceiro maior produtor de banana-caturra de Santa Catarina, respondendo por 8,9% do total produzido.

Mais informações com Maria Luiza Tomazi Pereira, pelo fone (47) 3276-9471

Fonte: Epagri. Foto: Divulgação

Nenhum comentário: