terça-feira, 1 de agosto de 2017

Unidade de Saúde do Vila Nova faz mamaço na semana da amamentação


Mães que amamentam, atendidas pela Unidade Básica de Saúde Vila Nova, se reuniram nesta terça-feira (1/8) para a hora do mamaço. Um espaço com tecidos, almofadas, tapetes e até uma cadeira de balanço foi preparado para receber as mães. Tinha lanche e sorteio de brindes.

“O mamaço hoje é para incentivar e falar da importância da amamentação. Não pode ter vergonha de amamentar, é um direito seu e de seu bebê”, disse a enfermeira Dariza Neermann. Ela falou para as mães que não existe leite fraco, que tem que deixar o bebê mamar bastante, em livre demanda, até quando ele quiser. “O leite materno tem todas as defesas para o bebê, mata a sede e sustenta”, explicou.

A atendente Juliana Ribeiro da Rocha levou o filho Henrique, de dois meses de idade, ao mamaço. “Existe tanto preconceito em cima de um ato de amor. É a fonte de vida deles”, disse a mãe.

“Eles criam afinidade com a mãe. O leite é a imunidade deles e também é barato e mais prático, já está prontinho, não precisa preparar, esquentar”, disse Juliana da Veiga que levou a filha Alice, de 11 meses, ao evento. Juliana tem outros dois filhos que foram amamentados até os dois anos de idade.

A partir desta terça-feira (1/8/) até a próxima segunda-feira (7), Joinville promove a Semana da Amamentação. O tema deste ano é “Trabalhar juntos para o bem comum”.

No dia 5 de agosto de 2017, as atividades estarão concentradas no Parque das Águas, a partir das 9h, para a “Hora do Mamaço”. Joinville participa desta ação pelo quarto ano consecutivo, sendo uma das mais de 80 cidades que aderiram ao movimento este ano.

A equipe da Secretaria da Saúde estará presente para dar informações e orientações. Haverá distribuição de frutas e água, oficina de sling, dança materna e atividades recreativas com o apoio da Secretaria de Esportes.

Durante todo o mês de agosto equipes das unidades de saúde participam do Concurso de Cartazes, relacionado ao tema e realizam atividades e grupos para incentivo e apoio à amamentação.

A Semana Mundial da Amamentação é uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o país.

Ela também contribui para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogerio da Silva

Nenhum comentário: