segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Jovens rurais discutem empreendedorismo nesta quarta na Grande Florianópolis

Elisabeth Buss contou com apoio da Epagri para instalar
fábrica de biscoitos caseiros em São Bonifácio
A Epagri promove nesta quarta-feira, 16 de agosto, o Encontro Macrorregional de Jovens Rurais e do Mar do Litoral Catarinense. O evento acontece a partir das 8h30min, no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu. Estarão reunidos cerca de 250 jovens agricultores das regiões de Joinville, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Tubarão, Criciúma e Araranguá. O objetivo do encontro é motivar os jovens empreendedores do campo, bem como ouvir seus relatos e mapear ações futuras.

A Epagri vem capacitando jovens agricultores desde 2012, dentro do Programa SC Rural. Até o final do ano cerca de 1,8 mil homens e mulheres do campo com idades entre 18 e 29 anos terão sido preparados para empreender em suas propriedades rurais em Santa Catarina. Nos centros de treinamento da Epagri esses jovens recebem noções de administração e aprofundam seus conhecimentos nas cadeias produtivas mais importantes de suas regiões. Ao final do curso são elaborados projetos de empreendimentos rurais e os melhores são selecionados para receber recursos do SC Rural.

Em 2015 e 2016 a Epagri realizou encontros estaduais de jovens rurais, que reuniram mil participantes cada. Esse ano a Empresa optou por realizar quatro encontros macrorregionais que devem reunir um total de mil pessoas também. O primeiro aconteceu em Treze Tílias. No dia 16 de agosto acontece o de Lages e em 30 de agosto é o último evento, em Maravilha.

O encontro da Grande Florianópolis tem na programação a palestra “Gestão social, econômica e ambiental: agricultura como modo de vida”, além de trabalhos e discussões em grupo. Mas o ponto alto da programação é a partir das 13h30min, quando acontecem as apresentações dos casos de sucesso, relatados pelos próprios jovens. Serão apresentadas experiências exitosas com agricultura sustentável em Santa Rosa do Sul, cultivo protegido e processamento de aipim, melhoria e segurança na embarcação, biscoitos nutracêuticos, produção de conservas de vegetais, entre outros temas.

Serviço

· O que: Encontro Macrorregional de Jovens Rurais e do Mar do Litoral Catarinense

· Quando: dia 16 de agosto, quarta-feira, a partir das 8h30min

· Onde: Centro de Eventos Petry, Rod. Br 101, Km 193 - Biguaçu

· Informações e entrevistas: Ivanda Masson, extensionista social da Epagri para a Grande Florianópolis, pelo fone (48) 99640-6066.

Nenhum comentário: