quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Circulando na Vila


Instituto Cultural no Maestro

Breve o bairro Vila Nova vai contar com uma organização não governamental voltada à promoção da cultura. No início de agosto um grupo de lideranças do bairro apresentou ao prefeito Udo Döhler a proposta de criação do Instituto Cultural Vila Nova. A ideia é promover a cultura por meio da formação de turmas para o ensino e prática da música, dança, teatro, artes visuais e inclusão digital. Todas as ações serão realizadas com voluntários. Na conversa com o prefeito ficaram definidas parcerias com a Secretaria da Cultura e Turismo, para cessão de professores; Secretaria de Educação, para divulgação e seleção de alunos nas escolas; e Seprot, para cessão eventual de espaço na Escola Maestro Francisco Manoel da Silva, que foi cedida ao município. 

Pavimentação

Mais uma rua do bairro Vila Nova recebeu pavimentação asfáltica. O trecho da rua Maria Santa Correa entre a rua XV de Novembro e a rua São Firmino, com metragem aproximada de 400 metros, é uma das travessias entre a XV e o binário. A obra é uma parceria entre moradores e Prefeitura. O poder público arcou com os custos de drenagem, base e sub-base da via e os moradores pagaram pela capa asfáltica. A empresa que realizou o pavimento é a Empreiteira Fortunato. 

Mais ruas

Outras vias do bairro estão em preparação para receber o pavimento asfáltico. As próximas serão a rua Hermínia Penski , Guilherme Zilmann, Rolf Brümer, Rudolf Baumer e Dante Nazato. Na pavimentação com lajotas, além das cinco vias já concluídas, estão em execução a rua Carlos Guilherme Jerke, Adolfo Kluver e Antônio Meras Sagas. A Subprefeitura ainda executa a preparação das ruas Harold Carlos Miers (drenagem), Amandus Penski (bocas de lobo) e a rua Paulo Schneider, que vai receber recape asfáltico. Outras 14 ruas estão em processo de adesão para receber o pavimento.

Lombadas

O Departamento de Infraestrutura do Estado (Deinfra) instalou mais duas lombadas na Rodovia do Arroz. Uma delas nas proximidades da Estrada Arataca e a outra em frente à Escola Municipal Joao Melhooz, na Comunidade Santo Antônio. O pedido para as obras foi do Conselho das Associações do Vila Nova – Cavin em parceria com a Associação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau (Amesb). Outro ponto crítico solicitado para lombadas foi no entroncamento com a Estrada do Atalho, onde ocorrem constantes tombamentos de caminhões. 

Equipe completa

Com a nomeação de Jacson Carlos Savadil como coordenador na primeira semana de agosto, está completa a equipe da Subprefeitura da Região Oeste, no Vila Nova. Agora sobra mais tempo para que o secretário Tadeu possa planejar as ações de melhorias no bairro, e buscar junto ao governo municipal mais equipamentos e mão-de-obra para o Vila Nova. 

Lajotas

Em visita à Associação de Reciclagem em Araquari, o vereador Adilson Girardi verificou a possibilidade de parceria para a pavimentação de ruas do Vila Nova a preço reduzido. O assunto deverá ter desdobramentos ao longo do mês de agosto. A proposta do vereador em parceria com a Subprefeitura é de nos próximos quatro anos pelo menos dobrar a porcentagem de ruas pavimentadas no bairro (em janeiro deste ano era de 30%). Desta forma, sobraria mais saibro e máquinas para o atendimento à região rural. 

Pontes

Por solicitação do Conselho das Associações do Vila Nova, encaminhadas pelo gabinete do vereador Adilson Girardi, serão substituídas as pontes sobre o rio Cristina, na Estrada Dedo Grosso (em obras), sobre o Águas Vermelhas, na rua Guilherme Zilmann, e sobre o rio Ouro, na Estrada do Salto I. Nos dois primeiros casos a obra é realizada em parceria entre governo do Estado, Defesa Civil e Prefeituras de Joinville e Guaramirim. Na Estrada do Salto 1 a obra será de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura de Joinville e Subprefeitura Oeste. 

Unidade de Saúde Vila Nova 1

Ainda em ritmo lento, mas com funcionários trabalhando todos os dias, as obras da Unidade de Saúde Vila Nova 1 não devem conseguir cumprir o prazo colocado na placa em frente ao prédio (outubro deste ano). Pelo andar da carruagem a Unidade deve mesmo obedecer ao prazo definido pelo Ministério Público (janeiro do ano que vem), conforme divulgado em reunião realizada na sede da Associação de Moradores Nova Vila. 

CEI Nova Vila

Já o Centro de Educação Infantil Nova Vila deverá ter sua conclusão ainda neste ano. As obras tiveram atraso em função do desmoronamento de barreira nos fundos do prédio, causando rachaduras em imóveis vizinhos e na própria construção. Agora a obra está em fase de acabamento. O CEI vai disponibilizar mais 300 vagas para crianças do bairro Vila Nova. 

Prioridades

Cinco ações que o bairro Vila Nova precisa com urgência, por ordem de prioridade: revitalização da rua XV de Novembro; pavimentação da rua dos Suíços na ligação com o Costa e Silva; conclusão da obra da Unidade de Saúde Vila Nova 1; instalação de um semáforo no cruzamento da rua Bento da Rocha com o binário e instalação de lombada nas proximidades da Estrada do Atalho.

Nenhum comentário: