segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Alíquota de ISS para eventos cairá a 2%

A diretora-executiva da Secretaria Municipal da Fazenda, Maria Cristina dos Santos, confirmou hoje, durante reunião da Comissão de Economia da Câmara, a redução da alíquota de Imposto Sobre Serviço (ISS) para as empresas promotoras de eventos sediadas em Joinville. Hoje, a alíquota praticada pela Prefeitura é de 5%, mas deverá cair para 2%.

O assunto vinha sendo debatido há meses na comissão. Empresários do setor vinha pressionando politicamente os vereadores, que, por sua vez, vinham pressionando a Prefeitura pela revisão na cobrança do imposto.

A diretora-executiva da Fazenda disse que a Procuradoria Geral do Municipio está elaborando a minuta projeto de lei que será remetido à Câmara para análise e deliberação dos vereadores. Isso ainda não tem prazo para ocorrer, mas, segundo Maria Cristina dos Santos, tende a ser ainda neste ano.

A presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Rose Dedekind, comemorou a confirmação da redução em breve da alíquota. Ela disse que, em se tratando de ISS, é importante que o município de Joinville pratique os mesmos patamares dos melhores destinos de eventos no Brasil. "Essa redução não é perda, é investimento", afirmou.

Dedekind alega que Joinville tem pedido a oportunidade de sediar grandes eventos para cidades como Balneário Camboriú e Florianópolis, cujo ISS para eventos é de 2%. Ela disse que, além do imposto menor naquelas cidades, seus atrativos naturais são outro diferencial que colocam Joinville em desvantagem neste mercado.

O presidente da Comissão de Economia, vereador Adilson Girardi, do Solidariedade, prometeu celeridade na análise e emissão de parecer na Comissão de Economia. Quando chegar à Câmara, o projeto deverá passar antes por Legislação e Finanças.

Fonte: Câmara de Vereadores de Joinville.

Nenhum comentário: