quinta-feira, 15 de junho de 2017

Mapeamento aponta 70% das ruas sem pavimentação no Vila Nova


Pavimento com lajota é boa opção com custo reduzido
Levantamento realizado pela equipe do vereador Adilson Girardi identificou 70% das ruas do Vila Nova sem pavimentação. O documento mostra que o bairro conta hoje com 234 ruas, entre rurais e urbanas. Destas, 38 possuem asfalto; 4 são pavimentadas com lajotas; 7 tem asfalto em parte do trecho e outras 184 não possuem qualquer tipo de pavimento.

O diagnóstico foi realizado por meio de pesquisas em mapas on line e visitas em campo e conta com uma margem de 3% de erro, em função de dados porventura desatualizados nos sistemas consultados. O levantamento também não levou em consideração loteamentos ainda não aprovados e que estejam em fase de execução.

Na separação das informações entre áreas urbana e rural, os percentuais praticamente não sofrem alteração. O motivo disso, segundo Girardi, é que a Rodovia do Arroz abrange uma distância de 14 km de pavimentação praticamente toda na região rural. “Fora a Rodovia do Arroz, temos trechos pequenos de asfalto na Estrada Comprida, em frente ao Salão Jacob, e na Estrada Piraí, no trecho próximo à empresa Vogelsanger”, explica. 

A proposta de fazer a pesquisa é a de acompanhar a evolução e cobrar das autoridades municipais e estaduais mais investimentos em pavimentação no bairro. “Hoje o Vila Nova tem um dos piores índices de ruas pavimentadas entre os 42 bairros de Joinville. Queremos mudar isso nestes próximos anos”, afirma Girardi. 


A pavimentação com lajotas em parceria com os moradores é uma das alternativas para reverter este quadro. Atualmente, 34 ruas do bairro têm processo em andamento para este tipo de obra. Os estágios de cada uma das vias variam de acordo com a organização dos moradores. “Na maioria destas vias já realizamos reuniões para explicar o processo e dar o início às adesões”, disse. 

Prioridades

Adilson Girardi comenta que em fevereiro entregou ao prefeito Udo Döhler uma lista com as prioridades de pavimentação no bairro. O documento serve para orientar a Prefeitura sobre quais ruas são mais importantes para receber o pavimento. “Todas as vias necessitam, mas como sabemos que asfaltar todas é impossível neste momento, elencamos as principais”, comentou.

No topo da lisa está a ligação da rua dos Suíços entre o Vila Nova e o Costa e Silva. Depois vêm as ruas que servem linhas de ônibus, ruas que fazem a ligação da rua XV com o binário; as que fazem a ligação da XV com a rua dos Suíços e as que possuem equipamento público. Outra ação importante, mas que depende de recursos estaduais, é o recapeamento e revitalização da rua XV de Novembro, a principal via de acesso ao Vila Nova.

Nenhum comentário: