sexta-feira, 12 de maio de 2017

Festa do Arroz de Joinville apresenta seminário e gastronomia típica

Evento acontece neste domingo (14/05/2017), no bairro Vila Nova

O cultivo e as delícias preparadas com arroz serão destaque na 21ª Festa do Arroz, que acontece neste domingo (14/05/2017), no Salão de Festas da Igreja Cristo Rei (Rodovia SC 413 – Rodovia do Arroz, Km 18), no bairro Vila Nova.

A programação terá início na sexta-feira (11), com o Seminário do Arroz Irrigado. A capacitação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e terá a participação especial de palestrantes da Epagri de Joinville – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica.

Os temas apresentados no Seminário serão “Tecnologias de aplicação de produtos”, que abordará o manuseio de defensivos agrícolas como inseticidas, fungicidas e herbicidas; e “Óleo diesel”, com orientações sobre manutenção de equipamentos, armazenamento e conservação do combustível, utilizado em larga escala pelos produtores de arroz.

De acordo com o engenheiro agrônomo da SDRURAL Ricardo Plothow, a produção de arroz é a principal atividade da economia agrícola de Joinville.

“Atualmente, há 3.170 hectares com plantações de arroz, cultivado por 120 famílias. Os principais produtores estão concentrados nas regiões dos bairros Vila Nova e Morro do Meio. Há também produtores no Distrito de Pirabeiraba e na região Sul da cidade, já na divisa com Guaramirim”, afirma Plothow.

O Seminário do Arroz Irrigado também será realizado no Salão de Festas da Igreja Cristo Rei, a partir das 18 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas inclusive na hora do evento.

A festa

No domingo, às 9 horas, a programação da 21ª Festa do Arroz começa de forma divertida, com o Campeonato de “Futlama”, o futebol jogado na lama. A tradicional atração acontece no Recanto das Arrozeiras (Rodovia SC 413 – Rodovia do Arroz), no bairro Vila Nova. Podem participar adultos e crianças.

Depois da brincadeira, a partir das 11 horas, o público será recebido no Salão de Festas da Igreja Cristo Rei, com uma roda de viola.

O almoço será servido às 11h30 horas. O buffet oferecerá pratos à base de arroz como charuto, arroz à grega, maionese de arroz, risoto, torta fria de arroz, arroz doce, além de três tipos de carne, pratos quentes e saladas. O preço por pessoa é R$ 30.

À tarde, haverá opções de lanches como cachorro quente, salgados, bolos, cucas e café. E a partir das 15 horas, Tarde Dançante animada pela banda Canutto.

A entrada para a festa e o estacionamento são gratuitos.

A 21ª Festa do Arroz é realizada pela Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural Cristo Rei (GDMR Cristo Rei), com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Cultura e Turismo.

Nenhum comentário: