terça-feira, 30 de maio de 2017

ATENÇÃO - Defesa Civil em alerta por causa das chuvas constantes

A Defesa Civil de Joinville está em alerta por causa das chuvas constantes dos últimos dias que já resultaram em um acumulado de 90 milímetros nas últimas 72 horas.

Como a previsão do tempo indica a continuidade das chuvas nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31), a Defesa Civil pede atenção aos moradores em áreas de riscos ou encostas.

Os moradores devem ficar atentos a sinais como inclinação de árvores, postes, trincas e rachaduras em muros ou qualquer movimentação de terra. Os telefones de emergência são o 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Em caráter preventivo, equipes da Defesa Civil também estão monitorando os principais rios que cortam vários bairros da cidade. A área de maior preocupação é na região do rio Águas Vermelhas, no bairro Morro do Meio.

Previsão do tempo

Para terça-feira (30), o acumulado previsto para o litoral norte, segundo comunicado da Epagri/Ciram, deverá ficar em 30 mm. Na quarta-feira (31), a previsão indica o acumulado entre 60 e 80 mm.

Caso as previsões se confirmem há risco de alagamentos, enxurradas, vendaval e deslizamentos de terra.

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Nenhum comentário: