segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cemitérios públicos de Joinville abertos para visitação das 8 às 18 horas

Até quarta-feira (2), feriado de Finados, os dez cemitérios municipais de Joinville estarão abertos das 8 às 18 horas para a visitação aos túmulos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), responsável pela administração dos cemitérios, informa que pequenas limpezas ainda serão permitidas. “A realização de obras está proibida. A prioridade é para a visitação”, diz Sebastião Bruhmuller, gerente de Concessões e Permissões da Sema.

De acordo com expectativa da Secretaria do Meio Ambiente, cerca de 180 a 200 mil pessoas são esperadas nesses espaços no dia 2. No final de semana passado já foi registrado um grande movimento.

A Sema montou estrutura para facilitar a visitação. Foram instalados 28 banheiros químicos em diferentes pontos. Nesta segunda-feira (31) começou a montagem das barracas que vão comercializar flores, velas e alimentos nos dias 1º e 2.

Prevenção


Os visitantes deve ter atenção com o uso dos vasos de flores. A orientação é prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Os recipientes devem ter orifícios para que a água da chuva possa escoar. Outra opção é colocar areia. O importante é não deixar que a água acumule”, ressalta Bruhmuller.

Um serviço disponibilizado aos visitantes no Cemitério Municipal será o de localização de túmulos. Quem tiver dificuldade de se localizar poderá procurar a central de atendimento, que fica na entrada do cemitério. O telefone é 3423-­2955.

Trânsito

O Departamento de Trânsito (Detrans) terá agentes trabalhando na organização e orientação do trânsito em frente aos principais cemitérios. “Pedimos aos motoristas que estacionem somente em locais permitidos e que observem a sinalização implantada”, orienta o gerente de Operações do Detrans, Marcelo Danner. As pessoas idosas, pessoas com dificuldades de locomoção, deficientes e mulheres grávidas terão prioridade no acesso aos cemitérios.



Pontos de vendas nos Cemitérios

- 19 no Cemitério Municipal – Atiradores (12 de flores e velas e 7 de alimentos)
- 9 no Cemitério São Sebastião - Iririú (5 de flores e velas e 4 de alimentos)
- 7 no Cemitério Dona Francisca – Distrito Industrial (5 de flores e velas e 2 de alimentos)
- 4 no Cemitério Cubatão (2 de flores e velas e 2 de alimentos)
- 4 no Cemitério Cristo Rei – Vila Nova (2 de flores e velas e 2 de alimentos)
- 17 no Cemitério Nossa Senhora de Fátima – João Costa (10 de flores e velas e 7 de velas e alimentos).

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: