quarta-feira, 29 de junho de 2016

Mulheres agricultoras participam de encontro

Encontro deste ano  foi realizado no Centreventos Cau Hansen
A última semana de junho começou diferente para 142 mulheres da área rural de Joinville. Nesta segunda-feira (27), elas participaram do Encontro Municipal de Mulheres Rurais de Joinville, que já está na 21ª edição e tem como objetivo promover momentos de integração, aprendizagem e reflexões de vivências pessoais e profissionais.
O encontro foi realizado no Teatro Juarez Machado e teve apresentações culturais, palestra motivacional “Vivendo e trabalhando com alegria” com o psicólogo Osvaldo Antônio de Souza, e dicas sobre segurança pessoal e patrimonial com o Grupo de Atividades Preventivas e de Conscientização do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Fundação Municipal 25 de Julho, que promove o encontro, atende a 17 Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural. Durante o ano, instrutoras do órgão desenvolvem técnicas de artesania. Além disso, o Serviço de Promoção Social, Assistência e Terapia Ocupacional de Apoio ao Agricultor e Familiares, em parceria com unidades de saúde, trabalha questões de cidadania, saúde e empreendedorismo.
A assistente social da Fundação 25 de Julho, Jaqueline do Rocio Alves Coelho, explica que os grupos servem também para trabalhar a consciência sobre o que a mulher da área rural precisa para alcançar a sua cidadania. “E hoje teremos a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para convidá-las a participar do conselho, que hoje não tem uma representante da área rural”, ressalta.
Jaqueline acrescenta que a ideia é tornar os grupos cada vez mais autônomos. “Alguns deles já têm CNPJ para comercializar seus produtos”, exemplifica. A Fundação 25 de Julho também está apoiando o projeto de formação em cultura Viartesanias, que estimula a criação de produtos que tenham referência cultural. As aulas ocorrem todas as terças-feiras à tarde, na sede da Fundação. “Muitas mulheres dos grupos estão participando”, comemora Jaqueline.
O projeto de formação em cultura foi aprovado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville e é proposto pela artesã e graduanda em Artes Visuais pela Universidade da Região de Joinville (Univille), Rita da Costa. “Os produtos devem ser expostos na Festa das Flores, no estande que comemora os 50 anos da Fundação 25 de Julho”, adianta Rita.
Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogerio da Silva.

Nenhum comentário: