quinta-feira, 19 de maio de 2016

Encontro de mulheres rurais será no Centreventos neste ano

Inscrições para participar do evento podem ser realizadas até o dia 10 de junho

O 21º Encontro das Mulheres Rurais de Joinville vai mudar de endereço neste ano. O evento, destinado a agricultoras da ativa e aposentadas, artesãs e demais lideranças femininas da área rural de Joinville, será realizado dia 27 de junho, a partir das 9 horas, no Centreventos Cau Hansen, no centro da cidade. O motivo da mudança é a redução de custos, tanto para a Prefeitura como para as participantes. 

As inscrições para participar do encontro estão abertas até dia 10 de junho e as mulheres rurais interessadas podem se cadastrar diretamente na Fundação 25 de Julho ou nos Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural existentes nas comunidades. O custo é de R$ 25 por pessoa, com direito ao transporte de ônibus, à participação nas duas palestras e ao café colonial. 

Segundo Iria Salete Vicznevski, Gerente de Planejamento, Administração e Controle da Fundação 25 de Julho, o objetivo do encontro é “oportunizar um espaço de integração, aprendizagem sobre saúde e reflexão de vivências pessoais e profissionais”. Em 2015 foram 220 participantes e para este ano Iria espera pelo menos repetir o público. 

A Fundação 25 de Julho presta assessoria técnica às famílias do meio rural e por extensão ao público feminino envolvido com a agricultura e o artesanato. Nas décadas de 60 e 70 as mulheres recebiam curso de corte e costura, crochê, tricô, bordado, entre outros. A partir de 1986 o trabalho foi reestruturado, com a criação dos grupos de desenvolvimento da mulher rural.

“A partir daí o foco se voltou para o associativismo, capacitação e integração para estimular a permanência da família no meio rural”, explica Valério Schiochet, presidente da Fundação. Para alcançar estes objetivos o setor passou a dar mais ênfase para três eixos de atuação: Educação e Cidadania; Educação Nutricional e Saúde; e Desenvolvimento de Habilidades e Geração de Renda. 



Nenhum comentário: