segunda-feira, 18 de abril de 2016

Circulando na Vila

Proposta para segurança

A reunião conjunta do Conselho das Associações do Vila Nova e Associação de Moradores Nova Vila serviu para definir dois importantes encaminhamentos para o bairro. Na primeira delas, relativa à segurança pública, foi proposta a implantação de sistema de monitoramento por câmeras por conta das associações de moradores em ruas do bairro. O modelo segue legislação aprovada recentemente pela Prefeitura de Joinville. A ideia agora é fazer os orçamentos e buscar a adesão de moradores para a implantação de projeto piloto em uma das ruas.

Proposta para a saúde

O segundo tema importante tratou da proposta de mobilização do bairro para campanha de prevenção à dengue, ao caramujo africano e à gripe H1N1. Conforme relato do Grupo Escoteiro Piraí, que colaborou no mutirão realizado no Morro do Meio há uma semana e que abrangeu todas as residências, há possibilidade de repetir tal trabalho no Vila Nova. Por intermédio do Cavin, será encaminhado ofício à Secretaria da Saúde para a realização do mutirão, que deve envolver a Saúde, Vigilância Ambiental, Defesa Civil, Escoteiros do Vila Nova, Cavin, Associações de Moradores e comunidade. 

Furtos e roubos

Estatísticas da Delegacia de Polícia do Vila Nova apontam que entre os boletins de ocorrência o principal tipo de reclamação é sobre furtos e roubos. Dados de fevereiro mostram 11 furtos a residência, dois roubos a comércio e um roubo à residência (roubo é quando o ato é praticado com uso de arma de fogo ou mediante violência). Outros itens que aparecem são acidentes de trânsito (7), furtos de veículos (8) e extravio de documentos e objetos (7).

Falta de informação

Um dos problemas para que a comunidade possa reivindicar mais segurança está justamente nas estatísticas. Ocorre que muitas vítimas não procuram a Delegacia para registrar, o que acaba diminuindo a estatística oficial. Desta forma fica difícil cobrar melhorias ao governo estadual, bem como reivindicar o não fechamento da Delegacia e a presença de mais policiamento ostensivo da Polícia Militar no bairro.

Aplicativo

A Polícia Civil de Santa Catarina disponibiliza de mais uma ferramenta tecnológica, o aplicativo “Polícia + Perto”, para facilitar a localização de uma Delegacia de Polícia mais próxima do cidadão. O programa foi desenvolvido exclusivamente para aparelhos móveis, como smartphones, iphone e tablets e ajuda a encontrar as 450 Delegacias de Polícia do Estado. Basta baixar o aplicativo gratuitamente através do Google Play. O programa fornece o endereço completo, telefone e a distância até a unidade policial civil. Clicando em “como chegar”, um mapa indicará o caminho até a Delegacia.



Assessoria jurídica

O Sesc Comunidade passará a fornecer assessoria jurídica gratuita para a comunidade do Vila Nova. Duas profissionais farão os atendimentos todas as sextas-feiras das 15 às 17 horas no Sesc Comunidade. O objetivo do projeto é aproximar a comunidade para esclarecer as mais diversas dúvidas que só advogados poderão responder. Mais informações diretamente no Sesc Comunidade, Rua Alvin Pasold, fundos da Subprefeitura Oeste ou pelo telefone 47 3434-6991.

Palmáceas

Mais de 100 pessoas, entre agricultores e técnicos participaram, em Pirabeiraba, do Dia de Campo sobre o Cultivo de Palmeiras para Produção de Palmito. O evento é organizado em parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) e a Fundação 25 de Julho, que cede o espaço cultivado para a avaliação dos cultivares. No evento foram realizadas oficinas demonstrativas sobre a palmeira imperial, palmeira real e a palmeira juçara.

Arroz

No Vila Nova, na propriedade da família Laffin, localizada na Estrada Blumenau, foi realizado mais um Dia de Campo do Arroz Irrigado. Mais de 100 pessoas compareceram para verificar os resultados do plantio experimental que a Epagri e a Fundação 25 de Julho realizam na propriedade. Os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir palestra técnica sobre o cultivo do arroz. Segundo técnicos do setor, a safra 2015 teve uma quebra de 30%, ocasionada pelo excesso de chuvas dos últimos meses.

Congresso das Associações

O 4º Congresso das Associações do Vila Nova, promovido pelo Cavin no dia 2 de abril, teve como diferencial positivo a palestra Educação Financeira, com o especialista no assunto Alexandre Poffo. O evento contou com o apoio da Escola Municipal Karin Barkemeyer, que cedeu o espaço do auditório e da Cooperativa de Crédito Acredi, com patrocínio para a realização do congresso.

Saúde

Ainda na reunião do mês do Conselho das Associações do Vila Nova, a presença de representante da Secretaria da Saúde de Joinville. Douglas Calheiros Machado apresentou o cronograma da construção das unidades de saúde no bairro. Segundo o técnico, a Unidade de Saúde Vila Nova 1, localizada na rua Alberto Vinci, no loteamento Vivalares, terá nova licitação para contratação de empresa, uma vez que o contrato com a anterior expirou. A previsão de entrega desta unidade é para dezembro de 2016.

Aniversário do Vila Nova


Várias candidatas já se inscreveram para participar do concurso à rainha da Festa de 150 anos do Vila Nova. A partir de maio elas saem às ruas em busca dos votos para garantir um lugar no pódio. Nesta edição participam candidatas na faixa etária infantil (5 a 10 anos), adulta (15 a 30 anos) e terceira idade (a partir dos 60 anos). 



Nenhum comentário: