segunda-feira, 25 de abril de 2016

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) em Joinville

A Prefeitura de Joinville inicia nesta segunda-feira (25) a vacinação contra a gripe em 53 Unidades Básicas de Saúde e na Central de Vacinação. 

A meta é atender 133 mil pessoas dos grupos de risco formados por crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, doentes crônicos, mulheres com 45 dias pós-parto, indígenas, população carcerária e profissionais da saúde.

A secretária da Saúde Francieli Cristini Schulz disse que a expectativa é de uma grande procura pela vacina em todos os postos e que estarão envolvidos 600 funcionários no trabalho de acolhimento e vacinação. “Se houver necessidade, ampliaremos o horário de atendimento. O importante é evitar correria ou filas de madrugada, pois haverá vacina para todos”, afirmou.

A campanha começa no dia 25 e se estende até o dia 20 de maio. Como nos anos anteriores, será realizado o dia D contra a gripe, programado para o dia 30 de abril, um sábado, em que os postos de saúde atenderão das 8 às 17 horas.

No controle do atendimento, as unidades de saúde distribuirão senhas por ordem de chegada. Na fase de triagem nessas filas, pessoas mais frágeis como idosos ou cadeirantes terão atendimento prioritário. Outra atenção especial será dada às pessoas acamadas, quando equipes de vacinação irão até suas casas. Para as crianças, a orientação aos pais é que levem as carteiras de vacinação.

A campanha irá dispensar também atenção especial aos doentes crônicos que são imunodeprimidos. Uma das recomendações é que levem ao posto de saúde uma avaliação médica. Se não dispuserem, a avaliação será feita na própria unidade de saúde.

Durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (20), a secretária Francieli Schultz disse que a Secretaria da Saúde recebeu 60% das vacinas, que já estão armazenadas em ambientes climatizados nas salas de vacinação. O gerente da Atenção Básica Douglas Machado disse que no decorrer dos primeiros dias será medida a necessidade, ou não, de ampliar o número de equipes e salas de vacinação. “Calculamos que, de todos os grupos de risco, 70% irão procurar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde”, disse Douglas.

A coordenadora do setor de imunização Maria Goretti Cardoso lembrou que a vacina é uma das precauções que todas as pessoas devem ter para evitar a gripe. Outras providências básicas são evitar ambientes aglomerados, proteger a boca e nariz ao espirrar e lavar as mãos com frequência.

As 133 mil pessoas que serão vacinadas na cidade de Joinville estão incluídas no grupo de 170 mil que integram a 23ª Regional de Saúde, integrada pelos municípios de São Francisco do Sul, Barra do Sul, Araquari, São João do Itaperiú, Barra Velha, Itapoá, Garuva e Joinville.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogerio da Silva. 

Nenhum comentário: