sábado, 5 de março de 2016

Segurança na região rural é discutida em reunião entre Cavin e Associação da Estrada dos Morros

Moradores da região rural do bairro Vila Nova compareceram nesta sexta-feira na reunião conjunta entre o Conselho das Associações - Cavin e a Associação de Moradores da Estrada dos Morros. O tema principal da assembleia foi discutir alternativas para melhorar a segurança na região rural do bairro. Vários moradores da Estrada do Salto 1 estiveram presentes para acompanhar as discussões. Há uma semana uma mulher foi espancada por marginais na região rural durante assalto a propriedade rural. 

Entre as propostas sugeridas as de destaque foram a busca de infraestrutura de comunicação para o meio rural. "Se não tivermos estrutura para utilizar os meios eletrônicos de segurança, como rede celular e câmeras de monitoramento, fica difícil resolver o problema", disse Tarciso Jannig, que tem propriedade rural na região. 

Enquanto a estrutura não chega outra proposta encaminhada foi a de aperfeiçoar as redes de whattsapp através de antenas via rádio para que os moradores possam se comunicar em caso de suspeitas de ocorrências. "Também existe a possibilidade de ser ativada uma solução com utilização de programa com uso do GPS", disse Valdecir Wehmut, do Conselho de Segurança. 

Para o presidente da Associação, Ivo Juttel, que instalou câmeras na região da Estrada dos Morros é necessário unir esforços entre a comunidade organizada para melhorar a segurança, uma vez que a solução definitiva é difícil por causa da extensão da região rural e a escassez e policiamento.

O Cavin, a Associação de Moradores e o Conselho de Segurança também vão encaminhar ofício à Prefeitura para tentar a liberação do uso da fibra ótica que passa por estradas rurais para as escolas e para a Estação de Tratamento de Água. 

Foto: Adilson Girardi

Nenhum comentário: