sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Defesa Civil de Joinville faz alerta de chuva forte no fim de semana

Com base em aviso meteorológico distribuído pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrominerais de SC (Ciram), a Defesa Civil de Joinville está alertando para a possível ocorrência de chuva forte e temporais no sábado e domingo. O motivo é uma frente fria que avança pelo Estado, provocando pancadas de chuva em todas as regiões.

Em alguns momentos a chuva pode ser forte e persistente. Com isto, o volume pode ser alto, principalmente nas regiões próximas ao Paraná, onde o acumulado pode chegar a 100 mm no domingo.

Além da chuva há risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo, principalmente no sábado e na madrugada de domingo, à medida que a frente fria avança pelo Estado. No domingo, o calor diminui devido à cobertura de nuvens e vento sul.

Segundo a Defesa Civil, a tendência do tempo entre os dias 1º e 10 de março é o início de um período de tempo mais seco e temperaturas mais amenas na madrugada, especialmente na serra devido a uma massa de ar frio. O litoral deve ter mais nebulosidade devido aos ventos úmidos do mar.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou 89109056 para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Recomendações da Defesa Civil SC

Em caso de tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo, proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. 

Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Nenhum comentário: