segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Prefeitura de Joinville inicia nesta terça-feira (5) atendimento especial do IPTU

A Prefeitura de Joinville inicia nesta terça-feira (5), no Centreventos Cau Hansen, atendimento especial do IPTU 2016. No local, das 8 às 17h30 – sem intervalo para o almoço -, o contribuinte poderá esclarecer dúvidas sobre o tributo, solicitar segunda via do carnê ou efetuar o pedido de isenção. O atendimento vai até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira. 
Na estrutura montada no Centreventos Cau Hansen estarão trabalhando 30 servidores – 15 em cada período –, com capacidade para realizar cerca de 1.800 atendimentos diários. “O contribuinte poderá encontrar todas as informações sobre o IPTU no próprio carnê, mas se as dúvidas persistirem, ele terá poderá esclarecê-las no serviço especial”, acrescenta o secretário da Fazenda, Flávio Henrique Alves.

O mesmo atendimento oferecido no Centreventos Cau Hansen poderá ser encontrado pelos contribuintes nas oito Subprefeituras. Neste período, de 5 de janeiro a 5 de fevereiro, não haverá atendimento para o IPTU no setor de Atendimento ao Cidadão, no piso térreo da Prefeitura.

A Secretaria da Fazenda espera arrecadar com o IPTU neste ano cerca de R$ 120 milhões. Deste total, boa parte deve entrar nos cofres da Prefeitura nesta quarta-feira, dia 6, quando vence o primeiro prazo para o pagamento à vista com 10% de desconto. O segundo prazo será no dia 11 de fevereiro com 8% de desconto.

Hoje o índice de adimplência do IPTU (pessoas que pagam o tributo) é de 73%, segundo a Secretaria da Fazenda. “É o número que pode ser considerado bom se comparado a outros municípios, mas que pode ser ainda melhor em Joinville”, observa o secretário Flávio Alves.

Todas as informações sobre o IPTU 2016 também pode ser acessadas pela internet por meio do site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br). No preenchimento do cadastro são solicitados no número da inscrição imobiliária do imóvel e o número do CPF do proprietário.

Locais de atendimento especial do IPTU
Centreventos Cau Hansen, de segunda a sexta-feira das 8 às 17h30, sem intervalo para o almoço, mediante a entrega de senhas. Também em todas as oito Subprefeituras nos bairros

Serviços
Serviços que podem ser solicitados presencialmente no Centreventos Cau Hansen ou nas Subprefeituras:
- 2ª Via do Carnê do IPTU
- Revisão do valor do IPTU, em caso de erros ou dúvidas
- Isenção do IPTU, para pessoas de baixa renda e outras
- Imunidade de IPTU, para instituições legalmente desobrigadas do pagamento

Serviços que podem ser solicitados via internet, no site da Prefeitura de Joinville (Prefeitura Digital).
- 2ª via do carnê do ITPU
- Revisão do IPTU

Como pagar o IPTU

O IPTU pode ser pago à vista, com desconto, ou parcelado em dez vezes. No próprio carnê há orientações para quem quer pagar à vista ou de forma parcelada.
Descontos
10% de desconto - para pagamento à vista até 6 de janeiro de 2016 
8% de desconto - para pagamento à vista até 11 de fevereiro de 2016.
Parcelamento

Para o pagamento parcelado, pague a primeira parcela até 6 de janeiro de 2016. A última parcela vencerá em outubro de 2016.
Onde pagar
O pagamento do IPTU pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicob ou em qualquer casa lotérica. 
Estas são as agências que se credenciaram junto à Prefeitura de Joinville para processar o IPTU 2016. Não é possível fazer o pagamento em outros bancos.
Reajuste

O IPTU 2016 de Joinville foi corrigido em 9,93%, de acordo com a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para os últimos 12 meses.
Aumentos além do reajuste

O valor de alguns carnês pode ser corrigido para mais ou para menos do que o valor da inflação, por causa de alterações cadastrais no imóvel. 

Os casos mais comuns são as mudanças de uso do imóvel (de residencial para comercial, por exemplo), ou de tamanho (quando há ampliação ou demolição). 

Todas as alterações cadastrais estarão descritas na página 2 do Carnê do IPTU.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogerio da Silva

Nenhum comentário: