segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Unidade de Sáude do São Marcos será entregue nesta terça-feira (8)

Nesta terça-feira (8), às 9 horas, a Prefeitura de Joinville entrega a nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) São Marcos. Com 410 m² de área construída, a unidade vai atender cerca de 6.000 pessoas que moram na região. O investimento total da obra foi de R$ 1.029.203,87, sendo R$ 756,9 mil com recursos próprios e o restante com verba federal. Com a nova estrutura será dobrada a capacidade de atendimento da unidade.

A UBSF São Marcos segue todas as diretrizes e normativas do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária. A estrutura possui, além da farmácia e recepção, dois consultórios clínicos e um exclusivo para ginecologia; consultório de enfermagem; salas de triagem adulto e outra infantil; sala de reuniões; de espera; para os Agentes Comunitários de Saúde; de imunização (vacinas); de lavação e esterilização; almoxarifado; sala de prontuários; sala de curativos; vestiários; e copa.

A novidade fica por conta do tratamento odontológico que passa a ser oferecido com dois dentistas e uma auxiliar odontológica. “Antes a população da região precisava ir até o PAM Bucarein para ter atendimento odontológico e agora as pessoas serão atendidas perto de casa”, comemorou Flávia Wanda da Silva Marchi, coordenadora da Regional de Saúde Centro, responsável pela UBSF São Marcos.

Além disso, haverá uma sala específica apenas para a realização do teste do pezinho. A unidade também está preparada para receber pessoas com deficiência, com banheiros adaptados, piso tátil e outros mecanismos que auxiliem os deficientes.
Outra novidade é a duplicação da capacidade de atendimento, pois serão duas equipes da Estratégia Saúde da Família. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um agente administrativo e seis agentes comunitários. A unidade ainda conta com pessoal de limpeza, motorista e de recepção.

A secretária da Saúde de Joinville, Franciele Cristini Schultz, comemora a entrega de mais uma unidade com todos os alvarás em dia para o funcionamento. “Entregamos o Rio da Prata no mês passado e agora no São Marcos, todas unidades novas. Esta é a sétima unidade entregue somente neste ano, e no dia 16 vamos entregar a oitava, no Paranaguamirim”, enalteceu.

A Unidade Básica de Saúde da Família São Marcos fica na rua Guaporé s/nº e atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13 às 16h30.

Estrutura:

Consultório Ginecologia
Consultório Enfermagem
Consultório Odontológico
Dois consultórios clínicos
Sala de triagem adulto 
Sala triagem infantil
Sala de prontuário 
Recepção
Sala de espera
Sala para teste do pezinho
Sala de injetáveis
Sala de curativos
Sala de lavação /descontaminação
Sala de esterilização
Dispensário medicamentos (farmácia)
Sanitários públicos (F/M /Def.)
Sala de vacinas
Sala de reuniões
Sala da coordenação
DML/materiais/rouparia
Área de serviço
Copa
Vestiário feminino (servidores)
Vestiário masculino (servidores)
Sala dos Agente Comunitário de Saúde

Nenhum comentário: