quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Saiba como e onde pagar, tirar dúvidas e resolver questões sobre o IPTU 2016

Os carnês do IPTU 2016 já estão sendo distribuídos. Confira aqui um roteiro sobre como e onde pagar o imposto, tirar dúvidas sobre o carnê ou resolver problemas, como pedir revisão ou isenção do valor cobrado.

Como pagar o IPTU

O IPTU pode ser pago à vista, com desconto, ou parcelado em dez vezes. No próprio carnê há orientações para quem quer pagar à vista ou de forma parcelada.

Descontos

10% de desconto - para pagamento à vista até 6 de janeiro de 2016 
8% de desconto - para pagamento à vista até 11 de fevereiro de 2016.

Parcelamento

Para o pagamento parcelado, pague a primeira parcela até 6 de janeiro de 2016. A última parcela vencerá em outubro de 2016.

Onde pagar

O pagamento do IPTU pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicob ou em qualquer casa lotérica. 
Estas são as agências que se credenciaram junto à Prefeitura de Joinville para processar o IPTU 2016. Não é possível fazer o pagamento em outros bancos.

Reajuste

O IPTU 2016 de Joinville foi corrigido em 9,93%, de acordo com a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para os últimos 12 meses. 

Aumentos além do reajuste

O valor de alguns carnês pode ser corrigido para mais ou para menos do que o valor da inflação, por causa de alterações cadastrais no imóvel. 

Os casos mais comuns são as mudanças de uso do imóvel (de residencial para comercial, por exemplo), ou de tamanho (quando há ampliação ou demolição). 

Todas as alterações cadastrais estarão descritas na página 2 do Carnê do IPTU. 

Período de atendimento especial do IPTU

O prazo para tirar dúvidas e resolver problemas com o IPTU, como solicitar revisão, isenção ou imunidade da cobrança, vai de 5 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016. Após este prazo, não será mais possível solicitar estes serviços e a cobrança incidirá normalmente.

Locais de atendimento especial do IPTU

Se você deseja tirar dúvidas ou resolver problemas do IPTU de forma presencial, dirija-se ao Centreventos Cau Hansen ou a uma das oito Subprefeituras de Joinville entre os dias 5 de janeiro e 5 de fevereiro de 2016, no horário das 8 às 18 horas.

Neste período, de 5 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016, não haverá atendimento para o IPTU no setor de Atendimento ao Cidadão, no piso térreo da Prefeitura de Joinville.

Serviços

Serviços que podem ser solicitados presencialmente no Centreventos Cau Hansen ou nas Subprefeituras:
- 2ª Via do Carnê do IPTU
- Revisão do valor do IPTU, em caso de erros ou dúvidas
- Isenção do IPTU, para pessoas de baixa renda e outras
- Imunidade de IPTU, para instituições legalmente desobrigadas do pagamento

Serviços que podem ser solicitados via internet:

- 2ª via do Carnê de IPTU
- Revisão do IPTU

Nenhum comentário: