segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Prefeitura de Joinville realiza consultas públicas para elaborar Plano Municipal de Segurança

A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) inicia no dia 8 de outubro uma série de 15 consultas públicas sobre segurança em Joinville. 


A intenção é colher subsídios para elaboração de um plano municipal que contemple ações estratégicas a partir da visão do poder público e da comunidade organizada sobre o tema.

Segundo o secretário da Seprot, Cesar Nedochetko, as consultas fazem parte da construção de plano e a participação comunitária é fundamental neste processo. 

“Queremos ouvir o que os segmentos da sociedade têm a contribuir com a questão da segurança em nossa cidade”, comentou.

Com esta ação a Seprot espera resultados práticos em médio e longo prazos. Entre eles, a integração das políticas públicas na área da segurança, a otimização de recursos, a participação comunitária nos processos e o aumento dos percentuais de resolutividade nos problemas que envolvem a segurança das pessoas.

Nas consultas, as discussões ocorrem por oficinas temáticas. “Cada segmento terá seu espaço para interagir de acordo com suas áreas de interesse”, diz Nedochetko. A composição dos grupos será realizada a partir de uma câmara intersetorial, com a participação de autoridades da área da segurança nas esferas federal, estadual e municipal.

Participam do grupo gestor, além das autoridades dos setores públicos, representantes da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Aconsegs).

A primeira consulta está marcada para o dia 8 de outubro, próxima quinta-feira, às 19h30, na Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, no bairro Vila Nova. Outras quatro consultas regionais também já estão programadas pela Seprot. As demais serão agendadas no decorrer dos trabalhos.

Por conta deste trabalho, o Conselho das Associações do Vila Nova – Cavin, já prepara discussões internas no bairro.

“Fizemos uma reunião prévia com representantes da Seprot e agora estamos multiplicando as informações junto às entidades organizadas do bairro para que participem da consulta no dia 8”, disse Elpídio Zimmermann, presidente do Cavin.

Calendário das 5 primeiras plenárias

Dia 08/10, 19h30 às 21 horas – Escola Municipal Karin Barkemeyer – Região do Vila Nova

Dia 14/10, 19h30 às 21 horas – Escola de Educação Básica Professor Antônia Alpaíde – Região do Nova Brasília, São Marcos e Morro do Meio

Dia 16/10, 19h30 às 21 horas – Escola de Educação Básica Olavo Bilac – Região de Pirabeiraba, Dona Francisca e Rio Bonito

Dia 20/10, 19h30 às 21 horas – Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat – Região do Costa e Silva

Dia 21/10, 19h30 às 21 horas – Escola de Educação Básica Plácido Olímpio de Oliveira – Região do Bom Retiro e Santo Antônio

Nenhum comentário: