terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prefeitura de Joinville entrega CEI reformado e com mais vagas no Vila Nova

A oferta de matrículas nos Centros de Educação Infantil de Joinville (CEIs) chegará em 2016 a 21 mil vagas, o que representa mais que o dobro das 10.300 oferecidas em 2013. Neste ano de 2015, a Secretaria de Educação fechará o ano com a oferta de 18 mil vagas

A caminhada em busca dessa meta avançará mais um pouco nesta quinta-feira (8) com a inauguração da reforma e ampliação do CEI Sigelfrid Poffo, no bairro Vila Nova, onde foram investidos R$ 780 mil na troca da cobertura do prédio e do pátio, forro, revestimentos, pintura, troca de esquadrias de portas e janelas, nova instalação elétrica, revitalização dos espaços externos e ampliação de acessibilidade do estacionamento.

A reinauguração, com a presença do prefeito Udo Döhler, está marcada para as 9 horas. A unidade, criada em julho de 1989, está localizada na rua Alwin Passold, nº 7, onde o número de crianças matriculadas passará de 198 para 234, desde berçário e maternal até jardim, nas faixas etárias dos três meses a cinco anos incompletos.

Além da obra física, a unidade também recebeu climatização com instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas em parceria entre a Prefeitura, que deu os aparelhos e instalações, e a Associação de Pais e Professores, que entrou com a mão-de-obra.

O secretário de Educação, Roque Mattei, explica que os investimentos na oferta de vagas da educação infantil atendem a três diretrizes: melhoria e ampliação da rede, construção de novas unidades e compra de vagas.
Ainda neste mês de outubro serão iniciadas as obras dos CEIs Zilda Arns Neumann (Parque Guarani) e Maria Laura Cardoso Eleotério (Ulysses Guimarães), que oferecerão mais 700 vagas.

Nessa política de investimento está prevista a entrega de mais seis unidades em 2016 nos bairros Jardim Iririú, Aventureiro, Vila Nova (2), Costa e Silva e Jarivatuba, num investimento de R$ 12 milhões e oferta de mais 1.800 vagas.

O forte investimento na educação infantil, segundo o secretário, está em sintonia com a nova determinação da política nacional de educação a partir de 2016, que torna obrigatória aos estados e municípios a oferta de vagas para crianças a partir dos quatro anos. 

Atualmente, a rede de CEIs de Joinville atende a oito mil crianças nesta faixa etária, das quais 600 em turno integral, modalidade que deve ser extinga a partir do próximo ano, mantendo somente o turno parcial.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogerio da Silva/Secom

Nenhum comentário: