segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Obra do rio Mathias vai fechar trecho da avenida Beira-rio nesta terça-feira e na quarta-feira

Nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14) a avenida Albano Schulz (Beira-rio) será interditada em frente a praça Dario Salles (Camelódromo) para realização de nova etapa do projeto de macrodrenagem do rio Mathias.

A primeira interdição, na terça-feira (13), será da pista sentido Norte-Sul, a partir das 8h30 e previsão de término às 17 horas. Toda operação será acompanhada por agentes de trânsito de Joinville. 

Na quarta-feira (14) será interditada a pista Sul-Norte a partir das 7h30 e previsão de abertura às 17 horas. Nesse período, os veículos que transitarem pela avenida Albano Schulz naquele trecho serão desviados para a rua Hermann August Lepper (que passa em frente do prédio da Prefeitura). 

Neste ponto, no encontro das águas dos rios Mathias e Cachoeira, será implantada a estação de bombeamento que faz parte do sistema de ampliação da capacidade hidráulica para acabar com as cheias na área central de Joinville. Na ocorrência de fortes chuvas e maré alta, bombas serão acionadas por sensores.

Além da estação de bombeamento, a obra contempla intervenções de drenagem pluvial nas ruas Euzébio de Queiroz, Otto Boehm, Fernando de Noronha, Jacob Eisenhuth, Visconde de Taunay, Pedro Lobo, Jacob Richlin, do Príncipe e Jerônimo Coelho. Fazem parte da obra também a construção de alas e comportas, muro de proteção no rio Cachoeira, galerias de condução e conduto forçado e galeria de detenção. 

As obras de ampliação da capacidade hidráulica do rio Mathias estão orçadas em R$ 45.872.405,22, recursos da Caixa Econômica Federal.

Para as cheias causadas pela maré do rio Cachoeira será implantado um sistema de contenção e escoamento do rio Mathias: o muro de proteção entre as ruas Princesa Isabel e Cachoeira, impedindo que as águas do rio Cachoeira retornem à bacia do rio Mathias e as comportas flap, no encontro entre os rios Mathias e Cachoeira.

Nenhum comentário: