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quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Secretaria da Saúde adota procedimento para filtrar filas de espera

A Secretaria da Saúde de Joinville (SMS) passa a adotar novo fluxo de processo na chamada de pacientes para consultas, exames e cirurgias na rede municipal. 

A partir desta quarta-feira (2), após o terceiro contato telefônico sem resposta, o nome da pessoa sai da lista principal e é registrado em relação separada, para verificação. 

O objetivo da medida é filtrar e atualizar as listas de espera e diminuir a quantidade de faltas às consultas, que em agosto registrou o percentual de 30%.

Segundo o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, para que o paciente seja considerado não localizado, a Secretaria da Saúde estabeleceu uma portaria que prevê três tentativas de contato telefônico em dias e horários alternados. Jean explica que a retirada do nome do paciente da lista de espera não significa o cancelamento de seu agendamento.

“Caso a pessoa entre em contato com a rede municipal e atualize seus dados cadastrais terá seu agendamento garantido sem precisar entrar em fila de espera novamente”, explica.

Com a lista de pacientes não localizados será efetuado um trabalho complementar. Equipe da rede atenção básica será destacada para a realização de visitas domiciliares para verificar a situação da pessoa. 

“Esses pacientes deverão receber a visita de algum agente comunitário a fim de verificar a situação, se ele ainda mora no mesmo local, se já foi atendido na rede particular ou se não necessita mais do atendimento”, diz Jean.

Pacientes impedidos

Outro procedimento que passa a ser adotado a partir desta quarta-feira (2) é a adoção de lista de pacientes impedidos. 

A situação de impedimento se configura em função de três fatores: condições do paciente; condições do profissional ou condições do estabelecimento de saúde. 

Assim que o paciente deixar sua condição de impedido terá seu procedimento agendado sem necessidade de aguardar em fila de espera.

Não comparecimento

Segundo levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, o número de pessoas que faltou a algum procedimento chegou a 30% do total. “São pacientes que agendaram o procedimento e no dia marcado não compareceram nas unidades”, relata Jean.

As listas de espera para consultas, exames e cirurgias na rede municipal de saúde podem ser acessadas a partir do link https://saude.joinville.sc.gov.br/

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