quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Passeio Ciclístico neste sábado no Vila Nova

A Semana Nacional do Trânsito inicia nesta sexta-feira (18), em Joinville. A abertura oficial acontece às 9 horas, na Prefeitura. O evento que abre as atividades voltadas à comunidade começa no sábado (19), com o passeio ciclístico. A largada será do Sesc Vila Nova, na rua Alwin Pasold. As pessoas interessadas pode se inscrever no local, a partir das 14 horas.

As atividades seguem até o dia 27 de setembro, com uma extensa programação (veja abaixo). As ações serão realizadas pelo Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN). O principal objetivo da Semana do Trânsito, de acordo com a organização, é desenvolver um trabalho de conscientização para reduzir o número de mortes por acidentes.

“Para mudarmos esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito – pedestres, ciclistas, condutores de veículos e passageiros”, observa a gerente da Escola de Trânsito, Ana Maria Dias da Costa.


Ana Maria observa que o ator de trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e, consequentemente, vai sofrer as consequências de suas escolhas. “Cada um de nós é responsável por mudanças de atitudes no trânsito para que possamos cada vez mais preservar vidas”, acrescenta.

Dia Mundial Sem Carro

Dentro da Semana do Trânsito está a realização do Dia Mundial Sem Carro, agendado para o dia 22 de setembro. Nesta data haverá uma programação própria. Uma das ações é a utilização de trecho da rua 9 de Março em corredor exclusivo de ônibus – do Terminal Central até avenida Juscelino Kubitschek/rua João Colin. No dia 22, neste trecho, somente poderão circular ônibus e táxis em duas mãos de direção. 

Trata-se de uma situação que será transformada em realidade em breve. Essa obra terá a assinatura da ordem de serviço na próxima terça-feira (22/09) e deve iniciar nos dias seguintes. Os recursos são do Governo do Estado por meio do programa BNDES 3. 

O novo sistema vai permitir a eliminação da passagem de ônibus pelas ruas Princesa Isabel, Príncipe, Jacob Richlin, Jerônimo Coelho e Travessa Bachmann e vai reduzir o tempo das viagens. Haverá alargamento das calçadas e espaços para ciclistas e pedestres, devidamente delimitados.

Outro destaque será a entrega do primeiro parklet (vaga viva) da cidade e a assinatura da ordem de serviço para a transformação de trecho da rua 9 de Março em corredor exclusivo de ônibus. A entrega está prevista para as 10 horas na Travessa Bachmann. Um espaço de duas vagas de estacionamento será transformado em uma área compacta de convivência, com bancos, mesas, jardins e outros equipamentos urbanos.

Nenhum comentário: