quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Comunidade italiana resgata tradições e lança Festa da Polenta

Joaquim, ao centro, de chapéu, completou 98 anos dia 19/8
Embalados pela música do bandoneon e servidos com um cardápio à base de polenta cozida e frita, omelete, salame italiano e tortelle, agricultores da região rural do Vila Nova reviveram nesta quarta-feira um pouco das tradições da colonização italiana em Joinville.

A colazione, versão italiana do früstick realizado pelos descendentes de alemães, que significa café ou lanche da manhã, serviu para comemorar o aniversário de 98 anos de Joaquim Poltronieri, o mais antigo morador da localidade e para o lançamento da Festa da Polenta, que ocorre dia 20 de setembro.

O resgate dos costumes das famílias antigas da região rural faz parte de projeto desenvolvido pela Fundação 25 de Julho. Em julho, um grupo de moradores de Pirabeiraba e do Vila Nova, com idades acima de 90 anos, realizou visita à Prefeitura e foram recebidos pelo prefeito Udo Döhler. Nesta quarta-feira, Döhler acompanhou na comunidade da Estrada Blumenau o lançamento da Festa da Polenta.

“Nossa intenção é a de valorizar essas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da região rural de Joinville”, disse o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet. Na data em que completa 98 anos de idade, Joaquim Poltronieri recebeu duas placas de agradecimento: uma entregue por Schiochet e outra pelo grupo de bandonionistas presente ao encontro.

Joaquim Poltronieri é o patriarca de uma família com 11 filhos, 25 netos e 13 bisnetos. Nascido em Ascurra - SC, trabalhou toda a vida na cultura do arroz. Com 98 anos completados nesta quarta, mostra vigor para ir mais longe. “É 98 por enquanto”, comenta.

A família saiu de Ascurra em 1952 e se fixou numa propriedade rural na Estrada Blumenau, região do Vila Nova para continuar a tradição de plantar arroz, “num tempo que não havia energia elétrica e os recursos eram bem escassos”, comentou a filha Lurdes Poltronieri Jacob, que se encarregou de organizar a festa de aniversário. 

A Festa da Polenta será realizada dia 20 de setembro, no galpão de festas da Igreja Santo Antônio, na Rodovia do Arroz. O evento marca os festejos de uma das principais tradições italianas, que é o processamento do milho para a fabricação do fubá e da polenta. “É uma oportunidade para conhecer, através da gastronomia e das apresentações culturais, um pouco dos costumes de nossos antepassados”, disse Schiochet.

Foto: Rogerio da Silva.

Nenhum comentário: