sábado, 25 de julho de 2015

Produtores rurais recebem certificado de conformidade orgânica

Valdair e Maria Pereira produzem verduras e geleias
Vinte e cinco produtores rurais membros da Associação dos Produtores Orgânicos do Rio Cristina (Aprocristina) receberam certificados de conformidade orgânica neste sábado (25), às 11 horas, na Estrada Dedo Grosso, bairro Vila Nova.

Segundo o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, a certificação habilita produtores de quatro cidades da região norte – Joinville, Araquari, Massaranduba e Guaramirim – a comercializarem produtos agroecológicos, livres de agrotóxicos.

Após a entrega do documento, emitido pela Associação Ecovida de Certificação Participativa, foi realizado o almoço comemorativo pelos 49 anos da Fundação 25 de Julho, à base de produtos orgânicos. “A certificação garante ao produtor a possibilidade de colocar o selo de pureza em seus alimentos e também contribui para que o consumidor reconheça os produtos limpos”, disse Marcos Stiirmer, técnico agrícola que coordena o projeto Identidade Sustentável. 

A cerimônia foi organizada em parceria entre a Fundação 25 de Julho, Ecovida, prefeituras de Araquari e Guaramirim, Sindicato Rural de Massaranduba, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Massaranduba, Instituto Federal Catarinense - campus Araquari e empresa Raízes Nativas Serviços Agropecuários.

Segundo o presidente da Apocristina, Samir Grah, 12 famílias estão associadas e participam das atividades e comercialização de produtos livres de agrotóxicos. Samir e a esposa Amasilda produzem verduras na região da Estrada Dedo Grosso.

Outro casal produtor da região, Edison José Gehlen e Isalete Gehlen, também cultivadores de verduras variadas, estão contentes com o sucesso do negócio. “Agora estamos mais que dobrando a área plantada”, disse Edison, que está há 8 anos no ramo de produtos orgânicos. 

Também participaram do evento com exposição e venda de produtos os agricultores Valdair e Maria Pereira, com geleias, verduras e compotas; e José Zacarias e Sebastiana da Silva Zacarias, produtores de pães, cucas e verduras.

Nenhum comentário: