quinta-feira, 16 de julho de 2015

Concertos Matinais recebe grupo Bandoneon Fest no domingo (19)


O grupo Bandoneon Fest de Joinville é a atração, neste domingo (19), dos Concertos Matinais. A apresentação ocorrerá a partir das 10h30, na Sociedade Cultural Lírica, na rua Max Colin. A entrada é gratuita. 

O grupo Bandoneon Fest é formado por três jovens bandoneonistas: André Luiz Cruz, 19; Eduardo Trapp, 18; e Gabriela Trapp, 17. Eles são primos e desde cedo mostram seus talentos na arte de tocar bandoneon. 

Este trio se apresenta na tradicional festa de mesmo nome do grupo. André já fez várias apresentações, inclusive fora de Santa Catarina, acompanhando em diversas oportunidades a Fundação Turística de Joinville.

Eduardo começou a tocar bandoneon em outubro de 2008. Atualmente, executa várias músicas, variando as apresentações entre alemãs, gauchescas e tangos. Eduardo também toca guitarra, violão e bateria. 

Gabriela toca bandoneon desde os 11 anos. Começou a tocar por incentivo de seus primos, André e Eduardo. Por seis anos tem sido a mais nova bandoneonista de Joinville. Ela é a inspiração da irmã Luana, de apenas 11 anos, que também está se dedicando a aprender o instrumento.

Neste domingo, o trio será acompanhado pelo professor de bandoneon Carlos Otto Reeck, 84, que ensinou a arte para os três, bem como para diversos outros jovens de Joinville. Ele é referência em bandoneon na cidade e se dedica ao instrumento desde os 12 anos. O mestre Carlos construiu o primeiro bandoneon de Joinville.

A tradição do Bandoneon

Trazido por imigrantes alemães, o bandoneon é considerado um dos instrumentos mais difíceis de ser tocado e não é mais fabricado no Brasil. Por muitos anos ficou esquecido, mas há 15 anos Joinville ganhou uma festa para celebrar esta tradição: a Bandoneon Fest. 

O evento é um projeto apoiado pelo Simdec, da Fundação Cultural e Prefeitura de Joinville, e tem como objetivo resgatar esta tradição e fazer com que mais pessoas toquem o instrumento.

Um comentário:

IVONITA DI CONCILIO disse...

QUE LINDOS E TALENTOSOS.. TODO O SUCESSO E FELICIDADES!!!!!


iVONITA