quinta-feira, 11 de junho de 2015

Defesa Civil alerta para temporais nos próximos dias

A Defesa Civil de Joinville divulgou aviso meteorológico, nesta quarta-feira (10), alertando para risco de temporais nos próximos dias. 

Na quinta-feira (11), uma frente fria provoca chuva em Santa Catarina, começando pela manhã do oeste ao sul do Estado, estendendo-se pela Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte durante a tarde, e atinge o Litoral Norte entre o fim da tarde e noite. A chuva chega com risco de temporal isolado, ventania e chance de granizo, com pontuais mais elevados (entre 50 e 70mm).

A condição de tempo instável se estende para a sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14). A chuva mais significativa se concentra no Planalto Norte e no Litoral, especialmente Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com pontuais entre 100 e 140mm, entre sexta-feira e sábado. 

No domingo uma nova frente fria passa por Santa Catarina, novamente com risco de temporais, vento forte (de 70 a 90km/h) e chuva moderada a forte entre a manhã e tarde, com média entre 40 e 60 mm, com pontuais que podem superar 100mm. 

A chuva prevista para este período deve superar o esperado para o mês de junho, sobretudo no Litoral.

A Defesa Civil recomenda que em caso de tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Em caso de alagamentos, recomenda-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Transtornos em razão do mau tempo podem ser registrados com a coordenadoria municipal da Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou com o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Nenhum comentário: