sexta-feira, 17 de abril de 2015

Festa da Banana oferece gastronomia variada neste domingo

Comidas típicas são preparadas para a festa
A comunidade da Estrada Blumenau, na zona rural do bairro Vila Nova, zona Oeste de Joinville, finaliza os preparativos para mais uma edição da Festa da Banana, neste domingo (19). Evento já consolidado no calendário municipal, oferece gastronomia variada, além de atrações na área do artesanato, danças folclóricas e muita diversão. O almoço custa R$ 20 por pessoa.

Marilde Tomasini, organizadora do Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural da Estrada Blumenau, espera pelo menos um público semelhante às outras edições da festa. “Estamos preparando uma variedade de pratos típicos à base de banana, mas também haverá opções para quem não gosta de banana”, adianta.

No cardápio, lasanhas de banana, banana frita, banana empanada, frango, churrasco, maionese e saladas diversas. Para o café da tarde as opções são os pães à base de biomassa (feita com bananas verdes), bolos, cucas de banana, de queijo, de farofa e mistas.

O evento técnico, que nas edições anteriores foi realizado na semana da festa, neste ano ficou para depois. A decisão foi em função da necessidade de organizar o evento na véspera da safra da banana, que ocorre entre setembro e março.

A festa começa às 10 horas, com culto ecumênico, e prossegue com almoço, a partir das 11h30. À tarde estão previstas apresentações culturais, além de exposição e venda de produtos artesanais. O local da festa é o galpão de festas da Igreja Nossa Senhora Medianeira, na Estrada Blumenau.

Economia

A banana ocupa a terceira posição entre os produtos da agricultura de Joinville. Em Pirabeiraba, lugar que concentra pelo menos 70% da produção, o agricultor André Voigt destaca-se como um dos maiores produtores, juntamente com o pai e um irmão. André também preside a Associação dos Bananicultores de Joinville (Asbanville).

Na propriedade da família são produzidos em torno de 30 mil caixas de 22 kg por ano. A especialidade na propriedade dos Voigt é a banana caturra, que na roça sai pelo preço médio de R$ 11 a caixa. Para o sustento, a família também cultiva aipim. “A concorrência está meio a meio”, comenta Voigt.


A produção deste ano é promissora. Com um clima favorável, os agricultores estão otimistas. “Será um ano em que a colheita será bem maior, mas esperamos também que os preços possam se estabilizar", disse André Voigt.

Foto: Rogério da Silva/Secom

Nenhum comentário: