terça-feira, 24 de março de 2015

Subprefeitura Oeste retira entulhos de área de preservação ambiental na Estrada Duas Mamas

Trabalho de limpeza deve levar uma semana 
Equipes da Subprefeitura da Região Oeste trabalham há dois dias na retirada de entulhos na Estrada Duas Mamas, zona rural do bairro Vila Nova. 

Denúncia realizada na semana passada apontou para o crime ambiental, onde pessoas ainda não identificadas despejaram lixo em cinco pontos da estrada. O material, composto por roupas, sacolas, mochilas, brinquedos, atinge nascentes e córregos da região.

Os lugares onde os entulhos foram jogados são de difícil acesso. Máquinas não conseguem alcançar e o serviço é realizado por funcionários com auxílio de cordas. 

“Não tem como chegar lá em baixo com a máquina e o trabalho de limpeza é lento e deve levar pelo menos uma semana”, prevê João Tadeu Moreira, coordenador da Subprefeitura.

A Estrada Duas Mamas faz a ligação do bairro Vila Nova com o município de Schroeder. Conhecida como serrinha, a estrada fica a 20 km do perímetro urbano de Joinville e não há residências ao longo do trecho de 10 km de subida e descida.
A fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente vai investigar, a partir dos tipos de entulhos recolhidos, a procedência dos materiais. 

A penalidade para este tipo de crime ambiental é de uma a mil UPMs (uma UPM vale em março R$ 231,66). “Se alguém observar este tipo de atitude é importante anotar o número da placa do veículo e realizar a denúncia na Prefeitura”, diz Rodrigo de Mendonça, coordenador da fiscalização ambiental. 

Joinville possui um serviço de recolhimento de materiais que não são mais usados através da Ambiental.

O telefone de contato é o 3441-0400.

Um comentário:

Wilson Guesser disse...

Os moradores da estrada de acesso devem ter observado os veículos que cometeram este crime. O fato merece investigação e punição exemplar.