quarta-feira, 25 de março de 2015

Encontro técnico abre programação da 2ª Festa do Palmito

Encontro técnico regional sobre a cultura do palmito cultivado abre nesta quinta-feira, na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, a programação da 2ª Festa do Palmito. 

Na agenda do evento, palestras sobre o cultivo de palmeira para produção de frutos e as técnicas para a produção de mudas de pupunha. A abertura está prevista para as 9 horas, com credenciamento a partir das 8h30.

O cultivo de palmáceas para produção de palmito tem despertado nos últimos anos o interesse de agricultores no município, devido principalmente à busca de novas opções mais rentáveis entre as modalidades tradicionais da agricultura. 

A área cultivada com palmáceas em Joinville já alcança 200 hectares, com um total de 85 produtores. A produção em 2014 ultrapassou 600 toneladas.

Entre as palmáceas, a preferida pelos produtores é a pupunha. Árvore nativa da região tropical da América do Sul, vem se destacando pelo seu potencial para exploração racional de palmito, devido principalmente as suas características de precocidade e perfilhamento. 

“O palmito da pupunha apresenta grande vantagem de não escurecer rapidamente após o corte, o que é comum na maioria das outras palmeiras usadas para esta finalidade”, afirma German Ayala engenheiro agrônomo da Fundação 25 de Julho.

Na programação desta quinta-feira, produtores terão a oportunidade para discutir assuntos como o cultivo da palmeira juçara para a produção de frutos. O palestrante será o engenheiro agrônomo Fábio Martinho Zambonim, pesquisador da Epagri. 

O segundo tema do dia vai abordar a produção de mudas de pupunha em tubetes e o manejo da cultura, com o engenheiro agrônomo Márcio Franchetti, do viveiro Flora do Vale.

As inscrições podem ser realizadas na Epagri, pelo fone 3461-1520 ou Fundação 25 de Julho, fone 3424-1188.

O valor da inscrição é de R$ 30 reais, com direito ao almoço.

Nenhum comentário: