quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Iluminação no binário do Vila Nova deve ser entregue no aniversário da cidade

A Prefeitura deve concluir até o dia 9 de março as obras de implantação da rede de iluminação pública nas ruas São Firmino e Leopoldo Beninca, que compõem o binário do Vila Nova. Os trabalhos de implantação do posteamento foram iniciados debaixo de chuva, no fim de semana do Carnaval. No total, serão 1.800 metros de extensão de rede, com 100 novos pontos de iluminação. O custo da obra está orçado em R$ 181.886.67.

Segundo o gerente Glaucus Folster, da Unidade de Transportes e Vias Públicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a obra vai garantir mais segurança e conforto para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam a via. “Serão instaladas lâmpadas de 400 watts de mulitivapor (luz branca), iguais às existentes nas principais ruas do centro da cidade”, comentou.

Depois que foi inaugurado, o trecho do binário que compreende as ruas São Firmino e Leopoldo Beninca se transformou em local preferido para caminhadas no bairro Vila Nova. O problema era a falta de iluminação no período noturno. Andréia Vicente, moradora da região, comemora o início da obra. “Vai trazer mais segurança e tranquilidade para as pessoas do bairro”, disse.

Recuperação da manutenção do sistema

A manutenção da rede de iluminação pública em Joinville deve voltar à normalidade, com atendimento de chamados em 48 horas, a partir de março. A previsão, da Secretaria de Infraestrutura Urbana, ocorre após um período crítico, quando o serviço ficou paralisado por oito meses em função da judicialização do processo licitatório para contratação da empresa.

De acordo com relatório emitido pela empresa contratada pelo município, em pouco menos de três meses de trabalho foram realizadas 6.604 intervenções de manutenção em unidades de iluminação pública viárias. Atuando com cinco equipes, a projeção inicial de recuperação do sistema no prazo de 80 dias vem se confirmando e o atendimento de reclamações via ouvidoria começou a ser retomado gradativamente em janeiro de 2015.

“Mesmo passando por um período delicado, com um índice de pluviosidade elevado nos meses de verão, estamos progredindo com as manutenções do parque de iluminação pública”, disse Glaucus Folster, gerente da Unidade de Transportes e Vias Públicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Espaços públicos

A recuperação do sistema de iluminação pública nos espaços públicos, como praças e calçadas centrais atingiu 1.133 pontos no período de outubro a janeiro de 2015. No Parque da Cidade foram repostos 2.200 metros de cabos e instaladas caixas de passagem, de ligação, além da substituição de luminárias e lâmpadas.


Nas calçadas das avenidas Paulo Medeiros, Marcos Wehmuth e Aluísio Pires Condeixa a reposição de cabos foi de 7.200 metros. 

Foto: Rogério da Silva / Secom

Nenhum comentário: