segunda-feira, 31 de março de 2014

Acidente com caminhão na entrada do binário do Vila Nova

Acidente ocorreu na entrada do binário do Vila Nova
A capotagem de um caminhão ocorrida na Rodovia do Arroz, na entrada do binário do Vila Nova, assustou moradores e causou a interrupção de energia elétrica e telefonia fixa na noite de domingo e madrugada de segunda-feira. A luz foi restabelecida na madrugada mas os cabos da rede de telefones continuavam pendentes de conserto na manhã desta segunda. O caminhão trafegava no sentido Guaramirim - Joinville e se perdeu no trevo de acesso ao binário do Vila Nova, derrubando um poste de concreto e quase atingindo uma casa que fica ao lado da rodovia. Nesta manhã, algumas pessoas permaneciam junto à carga do caminhão, provavelmente para evitar o saque das mercadorias. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do motorista.

Águas de Joinville lança 8ª edição do Concurso Teatral Água para Sempre

As crianças aprendem na escola sobre o rio Amazonas, o São Francisco, até o rio Nilo. Mas qual o nome daquele rio perto de casa? E aquele córrego, que passa debaixo da ponte no caminho para a escola, de onde vem e para onde vai? Como cuidar melhor dele? Levantar essas questões e lançar um novo olhar sobre o rio que está presente no dia a dia é o objetivo do Concurso Teatral Água para Sempre deste ano, que será lançado nesta terça-feira, 1º de abril, às 9 horas no teatro Juarez Machado.

Com o tema “Meu vizinho é um rio”, a 8ª edição do concurso traz um novo desafio a alunos da rede municipal de ensino: criar uma peça de teatro que trate da relação das pessoas com o rio que atravessa a comunidade, e seu papel na missão de preservá-lo. “A proposta é que as crianças conheçam a história e as características do rio que passa pelo bairro onde moram, ou nas unidades escolares em que estudam, e reflitam sobre o que podem fazer para cuidar desse bem natural”, afirma a pedagoga Wanessa Magalhães Brondani, coordenadora da educação socioambiental da Águas de Joinville.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 1º de abril a 16 de maio pelo e-mail concursodeteatro@aguasdejoinville.com.br ou pelo site www.concursoteatral.com.br. Nesta edição haverá três categorias: A (CEI - maternal II, 1º e 2º períodos), B (ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e C (ensino fundamental – 6º ao 9º ano).

A semana de eliminatórias será em agosto, e a grande final será realizada em setembro. O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Concurso Teatral Água para Sempre 2014

Desde que surgiu, em 2006, o concurso busca mobilizar CEIs e escolas municipais para que os alunos reflitam sobre a importância da relação harmônica entre os seres humanos e o meio ambiente. As crianças são sensibilizadas pela arte teatral e motivadas a pensar sobre sustentabilidade e, consequentemente, passam a sensibilizar a comunidade também, promovendo uma mudança de comportamento.

A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, a qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos em aula, durante o processo de criação. Serão selecionadas três peças vencedoras por categoria, com prêmios para a escola, coordenadores e alunos participantes.

Para os alunos vencedores da categoria A, o prêmio é uma tarde em uma casa de festa infantil e, para as categorias B e C, um passeio ao Beto Carrero World. Os coordenadores ganham um tablet cada um e as escolas campeãs, dependendo da categoria, serão premiadas com um computador, um notebook ou uma TV 40”.

Cronograma

• Inscrições: de 1º de abril a 16 de maio
• Publicação de projetos e portfólios: até o dia 22 de agosto de 2014
• Seleção: 25 a 29 de agosto de 2014
• Tarde dos campeões: setembro de 2014

Para mais informações:

Fonte: Prefeitura de Joinville / Foto: Divulgação Águas de Joinville

terça-feira, 25 de março de 2014

Eleição para vereador mirim na escola Valentim João da Rocha

Candidatos da escola Valentim com suas propostas
Aline Cristina Bechi, André Felipe, Heloísa Linhares, Júlia Schulz de Oliveira, Luan Meris e Lucas Anderle são alunos da Escola Municipal Valentim João da Rocha. Todos têm um sonho em comum: poder representar a escola no Legislativo como vereadores mirins.

A eleição, marcada para a próxima quinta-feira, dia 27 de março, vai definir quem tem a preferência do eleitorado estudantil. E propostas é que não faltam para os pequenos políticos.
As ideias vão desde as questões de segurança, como o policiamento na frente da escola no início e no término das aulas; o incentivo à atividades educativas fora da escola; a construção de uma pista de skate; mais espaço para a prática da leitura; melhoria na iluminação de espaços de lazer e ruas do bairro; criação de grupos de estudo para debater temas importantes; instalação de lixeiras na rua XV de Novembro, entre outros.

A diretora Elisabet Staranchek diz que a campanha na escola está a todo vapor e que no dia da eleição a escola toda vai se mobilizar para realizar um trabalho exemplar.

A eleição de vereadores mirins ocorre em toda rede municipal de ensino de Joinville.

A Câmara Mirim foi instituída no âmbito do município de Joinville em 6 de novembro de 2000 para promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Joinville e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

O aluno apto a ser Vereador Mirim deve possuir idade entre 10 (dez) anos, completos na data da inscrição da candidatura, e 14 (quatorze) anos completos na data da posse e que estejam cursando entre o 5º ao 7º ano do ensino fundamental.

No total, serão eleitos 38 vereadores mirins (19 para o ano de 2014 e outros 19 para 2015) definidos entre as 38 escolas classificadas pelo critério do melhor percentual de votantes de acordo com a quantidade de alunos de cada unidade.

A cerimônia de diplomação e de posse ocorrerá no dia 14 de abril de 2014 no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.

Seminário Regional de Palmeiras na sexta e sábado em Pirabeiraba



Festa do Palmito será no domingo, dia 30 de março
A terceira edição do Seminário Regional de Palmeiras começa nesta sexta-feira com a proposta de discutir os principais problemas enfrentados na cadeia produtiva do palmito. O evento, que integra as festividades da 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado, terá como sede a Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, e inicia às 8h30 do dia 28 com atividades previstas até as 17 horas. O encontro prossegue no sábado a partir das 9 horas até o meio-dia. As inscrições podem ser feitas na Fundação 25 de Julho, pelo fone 3424-1188.

As atividades relativas à Festa do Palmito iniciaram nos dias 20 e 21 de março, com a Oficina Gastronômica à Base de Palmito, no Centro de Treinamento da Epagri, em Pirabeiraba. Na oportunidade, 12 pessoas inscritas tiveram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar pratos típicos que vão fazer parte do cardápio da festa. Nesta terça-feira, na sede da Fundação 25 de Julho os organizadores da festa reuniram a imprensa para falar sobre o tema. “Este é um sonho dos produtores que está se concretizando”, disse o agricultor Indalécio Sumech.

Para a abertura do seminário, na sexta-feira, foi convidado o engenheiro florestal Jairo C.S. dos Santos, da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que vai abordar a legislação sobre o palmiteiro Juçara. Ainda na parte da manhã outro tema a ser apresentado será sobre fitossanidade no cultivo da pupunha e da palmeira real da Austrália. No período da tarde mesa-redonda discute a produção comercialização e tributação de palmeiras. 

No sábado, a partir das 9 horas, as atividades serão paralelas, com opções de palestra sobre o processamento do palmito e outros derivados de palmeiras e visita a campo em propriedades agrícolas com pupunha e palmeira real (a opção deve ser feita na hora da inscrição). O palestrante será o engenheiro agrônomo Edson Fantini da Indústria Natupalm e presidente da Associação Brasileira de Palmeiras (Abrapalmer). 

Festa no domingo

A 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado reserva para domingo as atividades gastronômicas, na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba. Neste dia haverá almoço com pratos típicos à base do palmito, como empadão, pasteis, risoto, saladas, entre outros. O preço do almoço será de R$ 25,00. Na programação de domingo, que inicia às 9 horas, constam ainda a exposição agropecuária e tarde-dançante. A festa encerra às 17 horas. 

Fonte: Prefeitura de Joinville - Foto: Rogério da Silva

Vagas de emprego




segunda-feira, 24 de março de 2014

Dia de Campo do Arroz realizado no Vila Nova


Evento foi realizado na propriedade de Raul Lafin

A produtividade das diferentes sementes de arroz produzidas pela Empresa de Agropecuária e Extensão de Santa Catarina (Epagri) para a safra 2013/2014 e os resultados obtidos nas unidades experimentais foram apresentados na sexta-feira (21), durante o Dia de Campo realizado em propriedade rural do bairro Vila Nova. O evento foi organizado pela Epagri e pela Fundação 25 de Julho e contou com a participação de aproximadamente 150 agricultores da região de Joinville.

O desempenho das variedades de arroz na região do litoral norte, que compreende os municípios de Joinville, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Garuva, leva em consideração, segundo o engenheiro agrônomo Domingos Sávio Eberhardt, da Epagri, as condições climáticas e do solo de cada região. 

A Epagri disponibiliza atualmente oito variedades com elevado potencial: Epagri 108, Epagri 109, SCS 112, SCSBRS TioTaka 113, SCS 114 Andosan, SCS 116 Satoru, SCS 117 CL, SCS 118 Marques. Na média verificada nas unidades a semente SCS 118 foi a que apresentou o melhor desempenho, seguida da Epagri 109 e SCS 114. 

Na safra 2013/14 ocorreram dois problemas na Unidade de Cultivares de Joinville, realizada na propriedade da família de Raul Laffin. Brusone nas folhas, que causa o escurecimento e a baixa produtividade e a esterilidade (apresentação de grãos vazios).  A partir dos problemas encontrados os técnicos da Epagri buscar alternativas para orientar os produtores. 

Domingos destacou que para garantir uma melhor produtividade é importante observar alguns aspectos no cultivo, entre os quais destacou a rotação de cultivares com ênfase para as de maior potencial local e “a obtenção de práticas culturais adequadas de acordo com as especificidades de cada propriedade”.  

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Liamar Lafin

quinta-feira, 20 de março de 2014

UniSociesc/ETT com 100% bolsas aos cursos técnicos pelo Pronatec

Inscrições somente de 17 de março a 13 de Abril de 2014 no site 

 www.sisutec.mec.gov.br.

A rede UniSociesc abre inscrições de 17 de Março a 13 de Abril para vagas de bolsas de estudos totalmente gratuitas em cursos técnicos nas cidades de Joinville na Marquês de Olinda e Boa Vista, Blumenau, Camboriu, Florianópolis e Curitiba (PR). A profissionalização é oferecida em parceria com o poder público dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Vagas limitadas, pré-requisito o candidato deve ter o certificado de conclusão do ensino médio.

Veja a listagem de cursos por unidades na rede UniSociesc

Joinville - Escola Técnica Tupy ( para fazer a inscrição colocar a instituição: Escola Técnica Tupy ou IST conforme curso escolhido)


Técnico em Edificações
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Técnico em Logística
Técnico em Informática
Técnico em Design de Interiores
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Telecomunicações
Técnico em Refrigeração e Climatização


Florianópolis, Blumenau e Balneário Camboriu (para fazer a inscrição colocar a instituição: Instituto Superior Tupy)

Técnico em Logística


Curitiba (para fazer a inscrição colocar a instituição: Instituto Superior Tupy)

Técnico em Fabricação Mecânica
Técnico em Química
Técnico em Logística

Inscreva-se somente entre 17 de março a 13 de abril/2014 pelo site: www.sisutec.mec.gov.br.

Edital MEC                                                               Início                                           Término
Inscrições dos candidatos 
17 de março
21 de março
Resultado da 1ª Chamada
25 de março
25 de março
Matrícula dos Selecionados (1ª Chamada)
26 de março
28 de março
Resultado da 2ª. Chamada
1 de abril
1 de abril
Matrícula dos Selecionados (2ª Chamada)
2 de abril
4 de abril
Inscrições On-line para vagas remanescentes
7 de abril
13 de abril
Início das Aulas
Entre 14 de abril a 12 de maio
Mais informações: (047) 3461 0192

Nova adutora do Piraí será inaugurada nesta sexta-feira (21/3)


A Companhia Águas de Joinville entrega nesta sexta-feira (21) a nova adutora do Piraí, obra que vai melhorar o abastecimento nas regiões Sul e Oeste da cidade. O evento será às 10 horas, na rua Waldemiro José Borges, local onde foi instalado o sistema de bombeamento da adutora. A inauguração marca o Dia Mundial da Água em Joinville.

A população abastecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí, que hoje corresponde a 30% da cidade, passa para 35% com o funcionamento da nova adutora. Assim, mais água fica disponível para a parcela da população abastecida pela ETA Cubatão. A obra traz alívio também a quem mora nos chamados finais de rede, onde o abastecimento fica comprometido quando há um consumo elevado em outras regiões da cidade, principalmente em períodos de forte calor.

“Colocar a nova adutora do Piraí em operação sempre foi uma das prioridades da Companhia. Com ela em carga, muitos problemas de desabastecimento que acontecem em Joinville, principalmente na zona Sul, serão resolvidos”, afirmou o presidente da Águas de Joinville, Roberto Luiz Carneiro.

A nova adutora, que tem 14,4 km de extensão, vai levar a água tratada da ETA Piraí (Vila Nova ) até os reservatórios R10 (São Marcos) e R11 (Profipo), passando pela Estrada dos Morros, pelo binário do Vila nova e pelo reservatório R5 (no Vila Nova). O investimento para implantação de todo o sistema é de aproximadamente R$ 30 milhões – R$ 23 milhões para a instalação da adutora, e R$ 7 milhões para fazer a ligação entre os reservatórios R10 e R11.

Além de mais oferta de água para a região Sul, a nova tubulação vai propiciar uma grande economia de energia elétrica. O bombeamento do antigo sistema, instalado nos anos 1950, consumia aproximadamente R$ 140 mil por mês. O sistema da nova adutora leva a água tratada do Rio Piraí aos reservatórios apenas com a gravidade. O custo cai pela metade – a economia de energia elétrica fica na ordem de R$ 70 mil por mês.

A tubulação antiga – que passa por terrenos particulares e também sobre rios, o que aumenta as chances de danos e dificulta a manutenção – agora será desativada.

Os projetos para melhoria na área de abastecimento em Joinville não param. “A nova adutora do Piraí é um dos passos que damos para garantir um abastecimento de água com qualidade em toda a cidade. O próximo grande passo será dado com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, a ETA Piraí Sul”, disse Roberto Luiz Carneiro.


Fonte: Prefeitura de Joinville