quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Vila Nova é o terceiro bairro com mais focos do mosquito da dengue em 2014

O ano de 2014 apresentou recordes no número de focos do mosquito Aedes aegypti em Joinville. O balanço dos 12 meses apresenta 230 casos. Em 2013 foram 95 casos e em 2013 o total ficou em 112 focos.
O Itaum é o bairro onde foi encontrado o maior número de casos neste ano de 2014, com 82 registros. Em seguida vêm os bairros Floresta com 69 e o Vila Nova com 24. Confira abaixo as estatísticas de 2014, por bairro.

A Vigilância Ambiental de Joinville está alertando a população da cidade sobre os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue no período de verão.
A coordenadora Vanderli Oliveira explica que nesta época do ano as chuvas são mais intensas e muitas famílias saem da cidade, deixando ao ar livre recipientes que podem se transformar e incubadores do mosquito.

Nesta semana, só em uma casa no bairro Itaum, a fiscalização encontrou 41 focos do Aedes aegypti. O imóvel, que abriga uma unidade de reciclagem de materiais, foi notificado pela Vigilância Ambiental.

“A empresa foi embargada até que se tomem as providências para evitar a distribuição de materiais que possam contribuir para a proliferação dos focos do mosquito”, disse Vanderli.

Prevenção
A coordenação da Vigilância Ambiental reforça a importância dos moradores fazerem a sua parte para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “O mosquito se reproduz em água limpa. Por isso são indispensáveis os cuidados para não deixar nada exposto às águas da chuva”, alertou.

Como colaborar para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

- Não deixe recipientes que acumulam água ao ar livre.
- Limpe o recipiente antes de guardar, inclusive vasos de plantas. Os ovos do mosquito podem permanecer em ambiente seco durante um ano e quatro meses. O ovo pode eclodir ao entrar em contato com a água mesmo depois de todo esse tempo.
- Não deixe pneus expostos à chuva.
- Não deixe garrafas expostas à chuva.
- Pratos de vasos de plantas devem ter areia para não acumular água.
- Limpe as calhas.
- Lave plantas que acumulam água uma vez por semana.
- Limpe recipientes da água dos animais uma vez por semana.
- Tampe caixas d´água.
- Cubra lixos e materiais recicláveis.

Focos por bairros

Floresta (69), Costa e Silva (2), Vila Nova (24), Aventureiro (2), Itaum (82), Pirabeiraba (3), Profipo (7), Boehmerwaldt (1), Petrópolis (8), Jarivatuba (2), Rio Bonito (7), Anita Garibaldi (1), Zona Industrial (6), Santa Catarina (1), Zona Industrial Tupy (3), Nova Brasília (2), Glória (4), São Marcos (1), João Costa (1), Boa Vista (1), Bucarein (2), Iririu (1).
Total: 230 focos.

Nenhum comentário: