sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Escola Municipal Anaburgo comemora 160 anos de fundação


Foto do Arquivo Histórico mostra escola em 1910
Numa história que se confunde com a de Joinville, a Escola Municipal Anaburgo, no bairro Vila Nova, comemora nesta semana 160 anos de fundação. Para marcar a data, a mais antiga unidade municipal vai comemorar neste sábado (11), com o Dia da Família na Escola. A partir das 9 horas haverá apresentações culturais, exposição de trabalhos dos alunos, brincadeiras, inauguração do hino da escola e serviço de cozinha caprichado.

Com 397 alunos cursando do 1º ao 9º ano e mais uma turma noturna com 30 alunos na telessala, a Escola Anaburgo conta com estrutura física de 10 salas de aula, departamentos de apoio, quadra de esportes e atende a comunidade de aproximadamente mil famílias da região.

A diretora, Hilda Madalena Weber de Almeida, coordena com a parceria da Associação de Pais e Professores uma ampla reforma nas dependências da escola. “Consertamos os muros, a estrutura elétrica, a pintura da quadra de esportes e os espaços internos de serviço”, conta.

Em 1940 um novo prédio foi construído pela comunidade
Escola comunitária

A história da escola começa com a formação de uma comunidade cristã no Anaburgo, no ano de 1854. Para os imigrantes protestantes, era difícil imaginar uma igreja sem escola. Queriam que os filhos também aprendessem a ler e escrever. Assim, num pequeno rancho construído pela comunidade, instala-se a escola e ali também são realizados cultos. O estatuto da escola previa que o ensino fosse em língua alemã, por causa da origem dos imigrantes.

Em 1958 já eram 80 alunos frequentando a escola tendo como professor primeiro F. Gaertner e a partir de 1857 Albert Wegner. Como a escola era comunitária, cada família contribuía com uma taxa estipulada em assembleia, para manutenção do local. Os primeiros livros didáticos chegaram em 1907.

Em 1919 o Estado começa a ter ingerência direta no currículo escolar. Em 1930 um grande temporal destruiu grande parte da estrutura e a comunidade se organiza para a reconstrução. Um novo prédio viria a ser construído e inaugurado em 1940, ano em que o Município assume em definitivo a propriedade da escola e passa a administrá-la.
Imagem da escola de 2014 em foto de Rogério da Silva

Hino do Anaburgo

“Orgulho de várias gerações; Um marco do passado; Um tesouro, um sonho, um bem; Esse Anaburgo amado; Legado que iremos preservar. Este é meu refúgio, um lar; Meu maior orgulho; Este é meu refúgio, um lar; Escola Anaburgo”.

A construção do hino, denominado Meu Refúgio, teve início a partir de versos escritos pelos alunos nas aulas de língua portuguesa, onde expressavam o que a escola lhes representava. A partir desta iniciativa o professor Gustavo (Geografia), com a participação dos professores Gabriel (História) e Monsserate (Português), deu início a composição da letra e música, que neste sábado será entoada por alunos e familiares.

Nenhum comentário: