sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Trecho final da rua Rui Barbosa é interditado pela Prefeitura



Local fica próximo às nascentes do Rio Cachoeira
Medida é uma ação preventiva para evitar o depósito de lixo em área de preservação permanente
A Prefeitura de Joinville interditou nesta sexta-feira a parte final da rua Rui Barbosa, no bairro Costa e Silva. O trecho fica às margens da BR-101 e, há algum tempo, tem servido de depósito de lixo e entulho. O local é considerado APP (Área de Preservação Permanente) e abriga a nascente do rio Cachoeira. Numa parceria entre a empresa Ambiental, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Subprefeitura Centro-Norte, caminhões e máquinas trabalham durante todo o dia para remover os entulhos do local.

Segundo o secretário da Subprefeitura Centro-Norte, João Luiz Sdrigotti, a parte final da rua precisou ser totalmente fechada por causa da insistência com que o lixo era depositado no local, mesmo após a colocação de placas de advertência e diversas operações de limpeza. "Faremos o fechamento total, para que não seja mais possível acessar este local que servia, irresponsavelmente, de depósito de lixo”, alegou.

Todo o material removido será separado pela Ambiental, empresa concessionária da limpeza urbana em Joinville, e terá destinação correta de acordo com os tipos de entulho. Devido à movimentação constante de máquinas e caminhões, agentes de trânsito do Departamento de Trânsito (Detrans) estão no local para garantir o controle e a segurança.
Histórico de denúncias

O terreno localizado no trecho final da rua Rui Barbosa, que abriga as nascentes do rio Cachoeira, tem extenso histórico de denúncias de despejo de lixo. Praticamente todas as semanas a Subprefeitura Centro-Norte recebia ligações denunciando irregularidades. Numa das operações de limpeza realizadas pela Prefeitura neste ano mais de 30 toneladas de entulhos foram removidos. 

Durante ação de limpeza executada pela Prefeitura o morador James Miers lamentou a atitude das pessoas que jogam o lixo no local. “Esta área é muito bonita, mas está sendo muito degradada. Isto aqui é uma área de desova de veículos e de lixo há um bom tempo. Infelizmente, até usuários de drogas estão começando ocupar esta área, trazendo também insegurança para todos. Gente sem a menor consciência está usando esta área”, comentou.

Como descartar lixo de forma correta

Resíduos da construção civil
 Contratar empresa especializada no transporte deste tipo de material exigindo documento que comprove a destinação final do material em aterro licenciado.

Móveis, eletrodomésticos e animais mortos
Serviço disponibilizado pela Ambiental, com programação a ser agendada pelo telefone 3436-8090.

Materiais recicláveis (papel, plástico, metais e vidros)
 O recolhimento é realizado pela Ambiental. Para saber dos itinerários ou agendar a coleta de grandes volumes ligar para 3436-8090.

Óleo de cozinha usado
 Colocar numa garrafa pet e deixar bem fechadas ao lado do lixo reciclável no dia da coleta seletiva programada para seu bairro. Também pode ser depositado nos ecopontos. 

Películas de raio-x
Para evitar a contaminação do solo e da água pelos metais pesados contidos nas películas de raio-x estes materiais devem ser colocados numa sacola plástica separado do material reciclável e deixada pela recolhimento dos caminhos da coleta seletiva. 

Lixo eletrônico
Devem ser encaminhados a ecopontos de coleta ou devolvidos nos locais de compra, de acordo com a logística reversa. Existem empresas em Joinville que recolhem gratuitamente este tipo de material. Fone de contato 8429-7156 e 9228-5193. 

Mais informações sobre o destino de lixo em Joinville podem ser obtidas no setor de limpeza urbana da Secretaria de Infraestrutura Urbana, fone 3431-5061. 

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogério da Silva/Secom

Nenhum comentário: