quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Prefeito atende Conselho das Associações do Vila Nova e comunidade do Anaburgo



Comunidade estava representada pelos líderes do Cavin
A regularização fundiária num loteamento com mais de 200 famílias foi o assunto principal da reunião realizada nesta quinta-feira entre o prefeito Udo Döhler e a comunidade do Anaburgo, do bairro Vila Nova, na Prefeitura de Joinville. No encontro, os moradores estavam acompanhados dos diretores do Conselho das Associações do Vila Nova – Cavin e de integrantes da Associação de Moradores local. 

Para responder os questionamentos da comunidade, participaram da reunião os secretários de Habitação, Joaquim Alves dos Santos, da Subprefeitura Oeste, Elenita Ramos de Souza e dos diretores executivos da Seinfra, Paulo Renato Vecchietti, da Habitação, Divaldo Marcon e da Secretaria do Meio Ambiente, José Luis Teodoro. 

O encontro desta quinta-feira serviu como um “check list” das reivindicações encaminhadas pelo Cavin à Prefeitura há 60 dias. Além da regularização fundiária, foram citados assuntos relacionados à denominação de ruas, implantação de área de lazer, infraestrutura, melhoria nos acessos na Estrada Anaburgo e na rua dos Suíços, pavimentação, iluminação pública e ensaibramento do estacionamento da escola. 

“O Vila Nova será contemplado com uma série de melhorias a partir de financiamentos que estamos aprovando”, disse o prefeito, se referindo ao projeto Viva Cidade II, que prevê obras de recuperação ambiental e microdrenagem com pavimentação para ruas do bairro. 

De acordo com a Secretaria de Habitação, a regularização fundiária, projeto que pretende liberar mais de 200 escrituras de terrenos, está encaminhada através do Lar Legal, instrumento previsto nos casos de parcelamentos já consolidados. “Estamos à disposição dos moradores para acompanhar o processo quinzenalmente”, disse o secretário Joaquim dos Santos.  

A infraestrutura nos acostamentos e no acesso à Estrada Anaburgo, bem como no estacionamento da escola foi iniciado pela Subprefeitura Oeste. “Estamos executando uma drenagem ao longo da rua e após esta etapa será colocado saibro ao longo da rua e no pátio do estacionamento”, disse a secretária Elenita de Souza. 

O presidente do Cavin, Adilson Girardi, aproveitou a reunião com o prefeito para solicitar a inclusão das ruas São Firmino e Leopoldo Beninca, no binário, no projeto de instalação de radares e sensores eletrônicos. “Pelo menos em dois pontos, no cruzamento da rua Márcio Luckow, onde há a escola Karin Barkemeyer, e na Bento Torquato da Rocha”, reivindicou. 

Parque do Piraí

Falando sobre o financiamento do BID, o prefeito Udo Döhler fez questão de abrir o caderno com o projeto do Parque do Piraí. “Visitamos o terreno nesta semana. Este vai ser o terceiro maior parque do sul do Brasil”, afirmou. 

Com área inicial de 987 mil metros quadrados, o Parque do Piraí, a ser implantado na Rodovia do Arroz, na comunidade Santo Antônio, vai contemplar a região rural do bairro Vila Nova. “O parque vai ter o dobro do tamanho do Parque Barigui, em Curitiba”, comparou.

De acordo com o projeto, entre os vários equipamentos de lazer haverá espaço para banho, numa lagoa que vai aproveitar as águas do rio Piraí, com capacidade para pelo menos 20 mil pessoas. “Haverá um sistema de tratamento da água para evitar a poluição do rio”, garantiu o prefeito.

Foto: Jaksson Zanco/Secom

Nenhum comentário: