segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Joinville está entre os principais produtores de flores e plantas ornamentais do Estado

 O título de cidade das flores não se resume aos canteiros floridos espalhados pela cidade ou à festa temática realizada todos os anos.

No ranking estadual, Joinville também se destaca como terceira maior produtora de flores e plantas ornamentais. Com uma média de 60 produtores em atividade, o setor alcança neste ano uma área plantada de aproximadamente 180 hectares.

Para incentivar a produção, a Prefeitura de Joinville prepara uma série de atividades, que iniciaram com o já tradicional Concurso de Jardins, passa pela Feira da Primavera no próximo sábado (20) na sede da Ceasa e culmina com a 76ª Festa das Flores, marcada para 11 a 16 de novembro, na Expoville.

Considerada uma atividade de pequenos agricultores, a floricultura se concentra principalmente na produção de plantas ornamentais para jardins e flores em vasos.

“São propriedades com uma média de 3 hectares espalhadas pela região rural da cidade”, explica o engenheiro agrônomo Gilmar Germano Jacobowski, responsável pelo projeto de floricultura da Epagri em Joinville, Blumenau e Itajaí.

Segundo Jacobowski, a atividade alcança receita anual de R$ 50 mil por hectare plantado. A lucratividade fica entre 30% e 35%. Apesar dos números favoráveis, o técnico alerta que a floricultura não é a tábua de salvação da agricultura.

“É um setor que exige alto grau de profissionalização e que demanda um tempo maior de maturação, diferente de outras culturas onde os resultados aparecem depois de alguns meses”, alertou.

Exportações

Em Santa Catarina, praticamente 70% da produção de flores e plantas ornamentais está concentrada na região de Joinville, Corupá, Rio do Oeste e Laurentino, “que juntos formam o berço da floricultura catarinense”, diz Jacobowski. Ainda no Estado, o município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, aparece como polo plantador de grama.

A maior parte da produção do Estado (cerca de 90%) é destinada à exportação para o mercado nacional. “Santa Catarina é um mercado essencialmente exportador, principalmente no ramo das plantas ornamentais de médio e grande portes”, disse Jacobowski.

Flores em vasos

Numa iniciativa que se destaca entre as economias emergentes do interior de Joinville, a produção de flores e plantas ornamentais se transformou na principal fonte de renda da família Neitzel, de Pirabeiraba. Entre pais, esposas e filhos, 10 integrantes da mesma família trabalham na empresa Flora Neitzel.

Na propriedade, com área total de 200 mil metros quadrados, Levino Neitzel e os quatro filhos decidiram, há 11 anos, substituir quase que 100% o cultivo de hortaliças pelo de flores.

Ainda restam algumas roças de verduras, mas os olhares se voltam para os canteiros cobertos onde estão os vasos de flores. “É uma boa fonte de renda e que até agora está conseguindo manter os filhos na propriedade”, diz Levino.

Nos canteiros, uma vasta variedade de espécies, como lavanda, gazânia, amor perfeito, ametista e gerânios, principal produto de vendas. Jonas Neitzel diz que a produção anual alcança 40 mil unidades de vasos vendidos.

A comercialização é realizada nas cidades do Norte do Estado e no Vale do Itajaí. “De toda a produção, 60% é entregue no local e os outros 40% são retirados aqui na propriedade”, diz o agricultor.

Em visita à propriedade, o prefeito Udo Döhler destacou o interesse da Prefeitura em incentivar o setor. “Temos a intenção de valorizar a produção de flores e plantas ornamentais na cidade, para incorporá-las na Festa das Flores”, disse o prefeito.

Döhler destacou a importância de garantir subsídio aos produtores rurais para que estes possam melhorar sua renda e assim permanecer no campo. “Do contrário, as gerações futuras irão embora e tudo isso pode acabar”, alertou.

Feira da Primavera


Uma das ações preparadas pela Fundação 25 de Julho para incrementar o setor de flores e plantas ornamentais é a Feira da Primavera. O evento tem como proposta a realização de uma exposição com venda dos produtos nos galpões da Ceasa.

Programada para o próximo sábado, dia 20 de setembro, das 9 às 16 horas, a feira contará com comercialização de mudas nativas, ornamentais e frutíferas, além de mudas de verduras e gramas de jardim.

Como eventos paralelos, a Feira da Associação Joinvilense de Agroindústrias Artesanais Rurais (Ajaar), o Encontro Regional de Agroecologia e a comercialização de produtos agroecológicos.

Segundo o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet “esta é uma ação que estamos desenvolvendo em parceria com a Fundação Turística para incentivar a produção”.

Concurso de jardins

Até o dia 25 de setembro, estão abertas as inscrições para o Concurso de Jardins, da 76ª Festa das Flores de Joinville.
A tradicional competição elegerá os mais belos jardins, em cinco diferentes categorias: residencial urbano, residencial rural, jardim escolar, jardim empresarial e parceria verde.

Os quesitos avaliados serão hamornia, ornamentação, manutenção, motivação e recursos utilizados. A avaliação dos jardins inscritos será realizada pela comissão julgadora, no período de 15 a 31 de outubro.

Já a premiação acontecerá no dia 15 de novembro, durante a programação da 76a Festa das Flores, no Complexo Expoville.
O regulamento completo e o formulário para inscrição gratuita no Concurso de Jardins estão disponíveis no site www.festadasflores.com.br.

Festa das Flores

A 76ª Festa das Flores de Joinville acontecerá de 11 a 16 de novembro, no Complexo Expoville. Neste ano, o tema “Agricultura Familiar” proporcionará ao evento um cenário bucólico, mas que retratará a importância do trabalho do homem do campo e a importância que a atividade rural exerce sobre o desenvolvimento social, econômico e turístico de toda uma região.
 
Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Jaksson Zanco/Secom

Nenhum comentário: