terça-feira, 30 de setembro de 2014

Fundação 25 de Julho vistoria novas unidades de agroindústrias rurais



Escola desativada é a sede do Grupo de Mulheres Rurais
Duas novas unidades de agroindústria rural estão em fase de implantação na região bairro Vila Nova. Uma delas deve produzir inicialmente biscoitos e biomassa de banana e a outra massas caseiras. Nesta terça-feira, técnicos da Fundação 25 de Julho e da Vigilância Sanitária fizeram as primeiras inspeções para verificar a regularidade dos locais. 


Na primeira unidade visitada, na Estrada Blumenau, já funciona um Grupo de Mulheres Rurais. A partir de cursos de capacitação oferecidos pela Fundação 25 de Julho as mulheres vislumbraram a possibilidade de obter renda extra com a venda de produtos coloniais. 


“São produtos que as comunidades já estão acostumadas a fazer, mas faltava a visão empreendedora e a adequação às normas legais para comercializar”, esclarece Valério Schiochet, presidente da Fundação. 


Outro local que recebeu a visita foi o galpão de festas da Comunidade Santo Antônio, na Rodovia do Arroz. A região é habitada por descendentes de italianos que se deslocaram para o meio rural para o plantio de arroz. Nesta propriedade a intenção é que seja implantada uma unidade de produção de massas caseiras, “as mesmas que são produzidas para a Festa da Polenta”, diz Valério.


Agroindústrias 


O meio rural joinvilense concentra hoje 41 agroindústrias, compostas por pequenas propriedades familiares. O grupo está ligado à Associação Joinvilense de Agroindústrias Artesanais Rurais (Ajaar). O apoio técnico é prestado pela Fundação 25 de Julho. “Orientamos desde o início do processo, ainda quando existe apenas a intenção de formalizar o negócio”, afirma Íria Salete Vicznevski, coordenadora da área de projetos da Fundação.


Orientação
Para que uma agroindústria possa se estabelecer e atuar em Joinville o primeiro passo é procurar orientação técnica junto à Fundação 25 de Julho. “A condição básica é que seja produtor rural”, define Íria. A comprovação desta condição ocorre mediante apresentação do bloco de notas do produtor.


Através da Fundação 25 de Julho, da Epagri e da Ajaar o produtor pode se inscrever nos cursos disponibilizados para aperfeiçoar as técnicas de produção e manejo de alimentos. Este procedimento vai possibilitar a obtenção do selo da agroindústria.


O passo seguinte é realizar a adequação dos espaços físicos de acordo com cada ramo de atividade. Um dos itens mais fiscalizados se refere às condições sanitárias das instalações. Depois de tudo pronto a Fundação encaminha a documentação para a Vigilância Sanitária, que libera o alvará de produção.

Nenhum comentário: