quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fundação 25 de Julho promove Feira da Primavera neste sábado (20)


Flora Neitzel é maior produtora de flores em Joinville
Em evento de boas-vindas à primavera, que inicia na próxima terça-feira (23), a Fundação 25 de Julho promove neste sábado (20) a Feira de Flores e Plantas Ornamentais, no pátio da Ceasa, no Distrito Industrial Norte. Durante todo o dia, das 9 às 16 horas, produtores locais irão comercializar mudas nativas, ornamentais e frutíferas. Em eventos paralelos ocorrem no mesmo local o Encontro Regional de Agroecologia, a Feira da Associação Joinvilense de Agroindústrias Artesanais Rurais (Ajaar) e a comercialização de produtos agroecológicos.

Denominada Feira da Primavera, a ação é de iniciativa da Fundação 25 de Julho, com apoio da Fundação Turística de Joinville. Segundo o presidente da Fundação, Valério Schiochet, a proposta do evento é a de estimular a produção, garantir ao agricultor uma oportunidade de renda e potencializar o agronegócio. “É também uma ação preparatória à Festa das Flores, que ocorre em novembro”, comenta.

A produção de flores e plantas ornamentais se destaca na economia local. No ranking estadual, Joinville desponta como a terceira maior produtora. Com uma média de 60 produtores em atividade, o setor alcança neste ano uma área plantada de aproximadamente 180 hectares. Considerada uma atividade de pequenos agricultores, as propriedades têm em média 3 hectares, com rendimento de R$ 50 mil/ano por hectare.

Um dos maiores produtores de flores em Joinville, Levino Neitzel ocupa 200 mil metros quadrados de sua propriedade na Estrada Quiriri, zona rural de Pirabeiraba. O negócio é familiar, onde além de Levino e a esposa trabalham os três filhos do casal. “Todos os familiares acabam se envolvendo, de uma forma ou de outra”, afirma Levino.

Nos canteiros da propriedade, uma vasta variedade de espécies, como lavanda, gazânia, amor perfeito, ametista e gerânios, principal produto de vendas. Jonas Neitzel diz que a produção anual alcança 40 mil unidades de vasos vendidos.

No sábado, a família também estará presente na Feira da Primavera, comercializando as variedades produzidas na empresa Flora Neitzel.

Serviço:

Feira da Primavera – venda de mudas ornamentais, flores e árvores frutíferas.

Data: 20 de setembro, sábado, das 9 às 16 horas.

Local: Central de Abastecimento – Ceasa, Rua dos Bororós, 2.415, Distrito Industrial Norte

Informações: Fundação 25 de Julho (3424-1188); Ceasa (3473-5340)

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogério da Silva/Secom

Nenhum comentário: