sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Atleta do Vila Nova bate recorde nos Joguinhos Abertos

Ana Bayer estuda no colégio Maestro. Foto de Phelipe José
Ana Lays Bayer, 15 anos, acorda cedo para frequentar o segundo ano do 2º grau na escola de educação básica Maestro Francisco Manoel da Silva, no bairro Vila Nova.

Almoça em casa e em seguida vai de ônibus para a pista de atletismo da Univille, onde treina de segunda a sexta, das 14 às 17h30. Aos sábados, complementa o trabalho da semana com treino das 8 às 12 horas.

A determinação da jovem atleta está se transformando em resultados. Na tarde de terça-feira, Ana Lays alcançou a marca de 50m65cm no lançamento de martelo nos Joguinhos Abertos, realizado em Caçador.

A atleta joinvilense quebrou um recorde do Joguinhos, que durava nove anos – desde de 2005 – de 46m89cm, da atleta Gisela Cardozo, de Blumenau.

Foi também a melhor marca do Brasil neste ano na categoria juvenil – de 16 a 19 anos, que utiliza um peso de 4kg. “Estou muito feliz. Superei até a marca que estava alcançando nos treinos”, comentou.

A história de Ana Lays no atletismo começou quando uma professora da escola municipal Anaburgo a levou para conhecer as modalidades de atletismo na pista da Univille, onde treinam as equipes de rendimento da Felej.

O primeiro contato foi com Margit Weise, a ex-atleta e treinadora, que a indicou para o lançamento de martelo. “Ela queria fazer salto em distância. Mas percebi que o martelo seria a melhor opção e a encaminhei para o João Carlos (João Carlos dos Santos, atual técnico de Ana)”, conta Margit.

A atleta tem colecionado vitórias em competições importantes, tanto na categoria menores, de 15 a 17 anos e martelo de 3kg, quanto na juvenil. E ainda trava uma saudável disputa com a colega Samara Furtado, também da Felej, na mesma prova. “Dessa vez tenho a melhor marca do Brasil”, comenta.

Nos Joguinhos Abertos, Ana Lays vai disputar pela primeira vez a prova de arremesso de peso “para ajudar o grupo a pontuar” e tem calendário completo até o final do ano, com provas em Santa Catarina e em outros Estados.
“Vou lutar para ir ao Sul-americano de Menores”, diz a atleta. Se depender de sua dedicação, a vaga está garantida.

Lançamento do Martelo
O lançamento do martelo é uma modalidade olímpica de atletismo. O desporto é baseado no lançamento de martelos, que foram trocados por bolas de metal presas por um cabo de arame pesando que termina numa pega ou alça.

- Na categoria feminina juvenil o peso é de 4kg.
- O conjunto bola-arame-alça formam uma unidade de comprimento máximo de 1,2 m.
- A base de lançamento da prova é um círculo de 2,1 m de diâmetro, geralmente rodeado por uma rede que protege a audiência.


Fonte: Prefeitura de Joinville - Foto: Phelippe José/Secom

Nenhum comentário: