terça-feira, 22 de julho de 2014

No mês do agricultor, Fundação 25 de Julho promove ações para valorizar meio rural

Festa do Colono será realizada na Sociedade Rio da Prata
Julho é especial para a comunidade rural de Joinville.  Mês do agricultor, da Festa do Colono e do aniversário da Fundação 25 de Julho, que vem realizado uma série de atividades voltadas à vida no campo.  Entre as ações, destaques para o 19º Encontro da Mulher Rural, realizado no início do mês, a Feira de Mudas de Árvores Frutíferas e Ornamentais promovida no sábado (19), o aniversário da Fundação 25 de Julho no dia 25 e a tradicional Festa do Colono, que movimenta Pirabeiraba e região nos dias 25, 26 e 27 na Sociedade Rio da Prata e a Sociedade Piraí no primeiro fim de semana de agosto.
A programação voltada ao meio rural avança no mês de agosto. Na primeira semana, dias 7 e 8, ocorre o 3º Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, evento organizado pela Univille, Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação 25 de Julho e Ajorpeme. Dias 6 a 10 de agosto o Joinville Garten Shopping sedia a 2ª Mostra de Produtos Tradicionais do Vale Europeu e Caminho dos Príncipes. Ainda em agosto, no primeiro fim de semana, dias 9 e 10, a Sociedade Piraí, no bairro Vila Nova, promove a Festa do Colono.
Na 52ª Festa do Colono do Rio da Prata as atrações começam dia 25, com abertura às 19 horas seguida de jantar, campeonato de tiro rural, apresentação de grupo folclórico e baile. No sábado, às 21 horas, é realizada a eleição e coroação da rainha da festa, apresentação de mais grupos folclóricos e baile com a banda Os Montanari. Domingo a festa começa com a tradicional maratona da banana, às 10 horas, desfile alegórico, almoço com pratos típicos e tarde-dançante, que termina com a colheita dos produtos no salão de eventos.
Aniversário da Fundação
Criada em julho de 1966 pelo então prefeito Nilson Bender, a Fundação 25 de Julho comemora nesta sexta-feira (25) 48 anos de atividades. A unidade tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento do agricultor e sua família através da extensão rural, além de elaborar ações para garantir alternativas e capacidade produtiva, de gestão para melhoria de condições de vida, preservação do meio ambiente e organização social do agricultor.

Com a reestruturação da instituição, em 1992, seu objetivo foi reformulado, sendo este coordenar e executar atividades de ensino e capacitação agrícola, assistência técnica e extensão, prestação de serviços, fomento, pesquisa e abastecimento, dentro de uma visão integrada, visando o desenvolvimento rural sustentável.

Para marcar a data a Fundação promove um almoço festivo para seus funcionários. “Adotamos uma política de valorização do produtor rural e os servidores participam deste processo de inovação”, disse o presidente da Fundação, Valério Schiochet.
A sede da Fundação 25 de Julho está localizada na Rodovia SC 301, Km 0, em Pirabeiraba.

Nenhum comentário: