sexta-feira, 16 de maio de 2014

Turismo rural pedagógico na região do Piraí

Acácio Schroeder orienta alunos sobre cultura orgânica
O Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, proporcionou uma experiência diferente aos alunos da Escola Municipal Aluizius Senhem e aos acadêmicos do curso de Turismo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), vindos da cidade de Rosana.

Nesta quinta-feira (15/5), os dois grupos participaram de uma visita pedagógica na propriedade da família de Acácio Schroeder, na região do Piraí, zona rural do bairro Vila Nova. Durante toda a manhã, as crianças e os jovens vivenciaram a rotina diária da família de agricultores e participaram de atividades como plantio de verduras, trato dos animais e ordenha de leite.

Moradora do bairro Espinheiros – região náutica de Joinville, a pequena Eduarda de Cristo Teixeira, de 11 anos, contou que a visita à área rural quebrou sua rotina de ir à escola, ao mercado e voltar para casa. Além de diferente, a experiência proporcionou novo aprendizado: "O ar aqui é mais puro e aprendi que não precisamos ter medo dos animais. Gostei muito de alimentar as galinhas".

Além de se divertir com o cenário diferente, para a acadêmica de Turismo, Carolina Caldeira de Paula, vivenciar o projeto Viva Ciranda mostrou novas oportunidades no mercado em que a futura turismóloga vai atuar em breve.

"As pessoas estão à procura de experiências como esta, para resgatar os costumes da família e, também, para sair do turismo de massa e participar ativamente de programas mais tranquilos", disse Carolina.

A estudante aprovou, ainda, a metodologia aplicada no Viva Ciranda: "Achei muito interessante a forma como as informações são explicadas às crianças. O apoio pedagógico mostra a importância do trabalho dos agricultores e as crianças interagem com o meio", completou a estudante.

Depois de conhecer o Viva Ciranda NO VIII Congresso Brasileiro de Turismo Rural, realizado na cidade paulista de Rosana, em 2012, a geógrafa e professora de Turismo Rural e Geografia do Turismo da Unesp, Rosangela Custódio Thomaz, decidiu trazer seus alunos a Joinville, especialmente para conhecer o projeto.

Segundo ela, o potencial do turismo rural no Brasil é muito grande, devido ao extenso território e à diversidade material e cultural do interior do país.Ao vivenciar a visita à Família Schroeder, Rosangela destacou aspectos positivos do Viva Ciranda, tais como conteúdo pedagógico apresentado, engajamento dos produtores e recepção aos turistas.

"Está sendo uma experiência enriquecedora para os nossos alunos, futuros profissionais. A vivência prática oferece conhecimento diferenciado e forma profissionais mais capacitados, com melhor visão de mercado", analisou a professora.

Além da presença dos alunos de Joinville e dos acadêmicos paulistas, a diretora de turismo de Timbó (SC), Flávia Cipriani, acompanhou a visita à Família Schroeder, também com o objetivo de conhecer o Viva Ciranda e levar novas ideias para a sua cidade.
"Achei a organização, o conteúdo didático, a limpeza da propriedade e a acolhida dos proprietários excelentes. Certamente, estou levando uma boa referência para Timbó, onde pretendemos criar novos roteiros turísticos", comentou Flávia. 

Fonte: Prefeitura de Joinville - Foto: Rogério da Silva / Secom

Nenhum comentário: