terça-feira, 20 de maio de 2014

Funcionamento na educação e saúde com a greve dos servidores



O atendimento aos alunos nas escolas e CEIs da rede municipal está mantido, mesmo com a falta de professores por conta da greve. A orientação da Secretaria de Educação é de que os alunos sejam recebidos, e, em nenhuma delas ocorreu dispensa. Os professores que cumprem o horário de trabalho estão atendendo, de forma adaptada, as salas com professores ausentes, e os supervisores também foram designados a atenderem as salas que estiverem sem o educador.

Em decorrência da greve em Unidades Básicas de Saúde, os Pronto Atendimentos Norte, Leste e Sul estão absorvendo a demanda e estão com o quadro médico completo. Porém, a prioridade é para os casos de urgência e emergência, de acordo com a classificação de risco do Protocolo de Manchester.

Mesmo assim, a orientação é de que todos os que procuram os PAs passem pela classificação (ver abaixo), sendo os casos pouco ou não urgentes orientados a aguardarem ou retornarem em outro dia.

A atenção prioritária é para pessoas identificadas com as cores vermelho, laranja e amarelo, com risco de morte, que apresentarem alteração de sinais vitais ou pressão arterial, cólica renal, dificuldade respiratória, dor intensa.

Classificação de risco de acordo com o Protocolo da Manchester

Vermelho: emergência – caso gravíssimo, risco de morte.
Laranja: muito urgente – caso grave, risco significativo.
Amarelo: urgente – caso de gravidade moderada, sem risco imediato.
Verde: pouco urgente – caso para atendimento preferencial, atenção primária.
Azul: não urgente – caso para atendimento na unidade de saúde, pode aguardar atendimento. 

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: