terça-feira, 1 de abril de 2014

Um evento histórico


 A inauguração do binário é um divisor de águas para o bairro Vila Nova. Marca um novo tempo, com mudanças que vão desde o cotidiano das pessoas até a impulsos na economia local. É um dos grandes eventos, assim como o foram a inauguração do viaduto na 101 ou a pavimentação da XV de Novembro, na época grandes demandas que o povo cobrava.

Neste processo de infraestrutura que a comunidade acompanha há mais de 10 anos, pode-se destacar a persistência das pessoas em exigir uma obra de qualidade. Muitos foram, e ainda são, os anseios, as dúvidas, os temores. A obra ainda não está completa, como o próprio prefeito o disse em seu discurso de inauguração. Mas é preciso que sua conclusão, mesmo que a conta-gotas, seja ininterrupta.

Neste cenário, ganha força a mobilização popular organizada. Não faz nenhum sentido meia dúzia de pessoas sair à rua para protestar sem ao menos saber o que cobrar. Por isso, é louvável o papel de cada uma das associações de moradores e demais entidades afiliadas ao Conselho das Associações do Vila Nova na busca de soluções para problemas comuns. No caso do binário, as reivindicações estão registradas e agora será possível acompanhar e cobrar o atendimento de cada uma delas.

Agora, na fase complementar, e talvez a mais crítica de todo o processo, é necessário que haja cautela dos motoristas, ciclistas e pedestres. O sistema ainda é novo, algumas regras precisam ser estabelecidas, a sinalização precisa ser adequada de acordo com as demandas e necessidades. É normal que esta adaptação ainda leve alguns meses, mas é necessária.

A manifestação da sociedade, fortalecida agora pelas redes sociais, cobrando agilidade e qualidade dos serviços públicos, gerando discussões construtivas, expondo diferentes pontos de vista, já é uma das grandes conquistas da democracia. Este é o caminho para se construir uma comunidade organizada.


Editorial publicado no Jornal Notícias da Vila - edição de março de 2014.

Nenhum comentário: